A Coreia do Norte disparou três projéteis durante a madrugada desta segunda-feira. Segundo Seul, estes testes acontecem uma semana após a Coreia do Norte ter lançado o que a Coreia do Sul pensa terem sido dois mísseis balísticos de curto alcance.
Três projéteis foram disparados sob o mar na região de Sondok, na província de Hamgyong Sul, de acordo com agência France-Press (AFP), que cita um comunicado do exército sul-coreano. “O exército está a monitorizar lançamentos adicionais”, acrescenta o mesmo documento.
O lançamento desta segunda-feira foi o segundo teste feito por Pyongyang no espaço de uma semana.
Depois do lançamento da semana passada, a imprensa estatal norte-coreana reportou que o líder Kim Jong Un tinha supervisionado um exercício “de artilharia de longo alcance”, mas não ficou claro se estes dois incidentes foram os mesmos.
A Coreia do Sul e alguns países europeus protestaram contra os exercícios da Coreia do Norte, que acreditam terem envolvido o lançamento de mísseis balísticos, numa violação às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. A Coreia do Norte atacou as críticas da comunidade internacional, alegando ter o direito de realizar exercícios militares face à presença próxima das forças norte-americanas e sul-coreanas.