/

Nova espécie de crustáceo batizada em homenagem aos Metallica

Anna Frenkel / Senckenberg

Uma espécie de crustáceo de águas profundas até agora desconhecida foi batizada em homenagem à banda de heavy metal norte-americana Metallica.

Segundo conta a agência Europa Press, a ideia surgiu do investigador do Instituto Senckenberg em Frankfurt, na Alemanha, Torben Riehl, que tinha em mente dois objetivos com a atribuição deste nome: homenagear uma das suas bandas favoritas e, simultaneamente, criar uma consciência ambiental maior nas pessoas.

A criatura foi descoberta no abismo do Pacífico norte enquanto a equipa conduzia estudos para avaliar o impacto ambiental de um eventual projeto de extração de manganês perto da região, precisa o novo estudo cujos resultados foram publicados na revista PeerJ.

O ser vivo recém-descoberto (Macrostylis metallicola) tem forma de verme e vive na área de Clarion Clipperton, localizada entre o Havai e o México. Adapta-se a profundidades entre os 4.132 e 5.055 metros e a pressões 400 vezes mais fortes do que a nossa atmosfera.

Com apenas 6,5 milímetros de comprimento, este animal vive na escuridão absoluta, não tendo olhos e sendo incolor. O sem habitat são nódulos de manganês, que são formações de elementos metálicos com vários milhões de anos que variam em tamanho, podendo ser muito pequenos ou ter até a dimensão de uma laranja.

Estas formações são valiosas e apetecíveis para a extração mineira, uma vez que têm compostos valiosos como cobalto, manganês, níquel e terras-raras.

“O sufixo científico latino ‘-cola’ traduz-se em ‘habitar’ e, portanto, refere-se ao habitat da espécie nomeada em homenagem aos Metallica (…) Devido à riqueza de recursos nesta área profunda do mar, os minerais necessários serão extraídos em breve para responder à crescente procura por matérias-primas”, explicou Riehl, citado em comunicado.

Por isso, acrescentou o especialista, é necessário compreender este habitar para mitigar eventuais danos nos ecossistemas e garantir a biodiversidade.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.