/

Descoberto o “calcanhar de Aquiles” da maioria dos vírus

Uma equipa de cientistas do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, descobriu o “calcanhar de Aquiles” da maioria dos vírus que afetam o Homem. A descoberta pode abrir caminho para o desenvolvimento de uma vacina universal.

A investigação, o desenvolvimento e o teste de novas vacinas exigem à comunidade científica muito tempo, uma vez que os cientistas dedicam todo o seu tempo e recursos para combater vírus específicos, de forma individual.

Agora, os cientistas do Massachusetts General Hospital, identificaram aquele que pode ser um avanço substancial para a Humanidade, que poderá permitir que as pessoas possam fortalecer os seus corpos, tornando-se resistentes à maioria dos vírus.

“O objetivo passa por entender como é que o nosso sistema imunológico funciona para criar tratamentos que funcionem para uma variedade de vírus, e não apenas vacinas destinas para um vírus em particular”, disse Kate Jeffrey, autora principal da investigação, citada em comunicado do hospital norte-americano.

O “calcanhar de Aquiles”, isto é, o ponto fraco, da maioria dos vírus consiste numa simples proteína – AGO4 – que demonstrou ter efeitos antivirais únicos em células de mamíferos. Nos procedimentos levados a cabo com ratos de laboratório, os cientistas descobriram que apenas as células com deficência de AGO4 eram hipersensíveis a infeções com o vírus influenza, mais conhecido como vírus da gripe.

Neste sentido, e tendo em conta que os cientistas conseguiram perceber como é que podem fortalecer as defesas naturais do corpo humano com a AGO4, o caminho para uma maior resistência a uma gama mais ampla de vírus fica mais perto.

“O próximo é determinar quão amplo é o espectro de ação desta proteína para qualquer tipo de vírus (…) Depois, temos de descobrir como aumentar a atividade da proteína AGO4 para melhorar a proteção contra infeções virais”, explicou ainda Jeffrey.

Apesar do longo caminho que falta ainda percorrer, os cientistas frisam que este pode ser um passo fundamental para criar uma vacina universal e disponibilizar um tratamento contra alguns dos vírus mais mortais do planeta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.