/

O planeta só consegue alimentar metade de toda a população mundial

rach2k / Flickr

Uma nova investigação concluiu que o atual sistema de produção de alimentos só consegue alimentar 3.400 milhões de pessoas sem exceder os limites do planeta.

Na prática, a nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica especializada Nature Sustainability, evidencia que só é possível obter alimentos para metade de toda a população mundial de forma sustentável, isto é, sem comprometer a alimentação e a sobrevivência das gerações vindouras.

De acordo com os autores do estudo, uma reorganização na produção de alimentos aliada a algumas mudanças nos hábitos e dietas alimentares permitiram alimentar 100.000 milhões de pessoas de forma sustentável.

“Não deveríamos avançar mais na direção de produzir alimentos à custa do meio ambiente”, considerou Dieter Gerten, cientista do Potsdam Institute for Climate Impact Research, na Alemanha, e autor principal do estudo, citado pela New Scientist.

Em 2009, cientistas identificaram nove “fronteiras planetárias”, limites que não devemos exceder que quisermos manter os sistemas de suporte de vida na Terra.

Para esta investigação, a equipa liderada por Dieter Gerten analisou quatro das nove linhas vermelhas que são relevantes para o setor agrícola: não usar muito nitrogénio, o que causa zonas mortas em lagos e oceanos, não tirar demasiada água doce dos rios, não derrubar muitas árvores e/ou florestas e manter a biodiversidade.

Além de concluir que metade da produção alimentar viola atualmente estes limites, esta investigação é também a primeira a fornecer informações geográficas sobre os locais que estão a transgredir estes limites. Segundo estas conclusões, deveria ser restringido o uso de fertilizantes em algumas partes do leste da China e da Europa Central, devendo este ser expandido para algumas áreas da África Subsariana e oeste dos Estados Unidos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.