Caiu o Governo russo. Putin com via livre para reforçar poderes

2

maiakinfo / Flickr

O presidente russo Vladimir Putin, com o primeiro-ministro cessante Dmitri Medvedev.

O primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, apresentou a demissão ao presidente Vladimir Putin. Uma decisão tomada no seguimento do discurso de Putin ao país, onde anunciou a intenção de fazer uma reforma constitucional para reforçar os poderes dos Governantes da Rússia.

Dmitri Medvedev justificou a sua demissão com a intenção de dar espaço a Putin para levar a cabo as alterações que ele deseja.

“Enquanto Governo da Federação da Rússia, devemos dar ao presidente do nosso país os meios para tomar todas as medidas que se impõem“, salientou o primeiro-ministro cessante, conforme cita a agência Reuters.

Putin anunciou que pretende avançar com um referendo nacional para alterar algumas das emendas da Constituição da Rússia, salientando que o objectivo é reforçar os poderes do primeiro-ministro e dos ministros.

Mas a oposição alega que Putin quer reforçar o seu próprio poder.

O Presidente russo termina o seu actual mandato em 2024, sendo que a Constituição russa determina que não pode continuar no cargo depois disso, uma vez que é o seu segundo mandato.

Putin está à frente dos destinos da Rússia desde 1999, tendo alternado entre os cargos de primeiro-ministro e de presidente.

Em 2008, depois de dois mandatos como presidente, Putin tornou-se primeiro-ministro, enquanto Medvedev foi eleito presidente. Em 2012, Putin voltou à Presidência da Rússia, enquanto Medvedev se tornou primeiro-ministro.

ZAP //

2 Comments

  1. Isto é a cena mais cómica de que há memória na Russia, e o povo Russo deixa-se ir na ladainha…
    Até dá vontade de rir, a perpetuação do poder é uma cena que faz comichão…
    Ditadores sempre tiveram este tipo de efeito sobre quem defende a democracia!
    Putin, Trampas, Maduro, Boris Johson, Xi Jinping, Erdogan, Salvini, etc etc…
    É tudo m3rda!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.