/

Ser campeão de inverno ajuda? A história diz que sim (mas não muito)

Hugo Delgado / Lusa

Sporting vence pela segunda vez a Taça da Liga

Será que ser campeão de inverno tem assim tanta influência no campeão nacional no final da temporada? A história mostra que ajuda, mas não assim tanto quanto se possa pensar.

O estatuto de campeão de inverno mudou de há uns tempos para cá. Enquanto há uns anos o laureado era quem terminasse o ano em primeiro lugar na liga, desde a integração da Taça da Liga nas competições oficiais, é o vencedor desta prova quem é considerado o verdadeiro campeão de inverno.

Se por um lado há quem valorize muito começar a época com o pé direito, por outro lado há quem defenda que depois disso ainda há muito que jogar.

“Faltam 63 pontos, quem acha que está tudo decidido anda distraído“, disse o treinador do Sporting CP, Silas. Atualmente no terceiro lugar do campeonato, o técnico ‘leonino’ não dá muito valor ao lugar que ocupa e muito menos deve dar a uma competição paralela ao campeonato.

Mas afinal o que nos diz a história sobre estas opiniões distintas? Apesar de por vezes ajudar ser campeão de inverno, o palmarés mostra-nos que, na maioria dos casos, quem é campeão não é quem termina o ano em primeiro lugar ou quem vence a Taça da Liga.

 

O Sporting é um bom exemplo deste caso. Ao olhar para à última década do futebol nacional, apesar de nunca ter terminado o ano civil em primeiro lugar, venceu a Taça da Liga por duas vezes (2017/18 e 2018/19). Em nenhuma dessas ocasiões, o emblema de Alvalade conseguiu sagrar-se campeão. Um feito que lhes foge desde 2001/02.

Nas últimas nove temporadas desde o início desta década, o vencedor da Taça da Liga apenas conseguiu conquistar o título três vezes. Ou seja, apenas uma em cada três vezes é que o vencedor da Allianz Cup se torna, realmente, campeão nacional. Em todas estas ocasiões foi o SL Benfica o orquestrador desta proeza.

Se considerarmos o campeão de inverno como a equipa que termina o ano no primeiro posto, o cenário não é muito distinto. Nas últimas nove épocas, apenas quatro equipas conseguiram manter a liderança e terminar o ano desportivo em primeiro lugar. O FC Porto conseguiu fazê-lo duas vezes e o SL Benfica outras duas.

Esta temporada, ainda não se conhece o vencedor da Taça da Liga, mas já se sabe quem vai passar o Natal na liderança do campeonato: as ‘águias’. Como o historial nos mostra, pode não significar muito, mas o emblema da Luz leva aqui uma vantagem marginal para o resto da época. Resta agora saber para que lado pende o fado benfiquista.

DC, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.