Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os eventos públicos.

Segundo noticiou o Público, o governo recomendou aos cidadãos que permaneçam em casa. Os veículos pesados de mercadorias estão banidos das estradas da capital. Rodeada de montanhas e com edifícios altos que bloqueiam o fluxo de ar, Sarajevo está inúmeras vezes envolta em nevoeiro ou poeira.

Contudo, de acordo com a Associated Press, a poluição agravou-se progressivamente na última década, com a quantidade de partículas ultrafinas PM10 – as mais pequenas e gravosas – é atualmente cinco vezes superior ao limite da União Europeia.

O Público informou igualmente que a central de aquecimento da capital – que funciona a carvão – terá de trabalhar obrigatoriamente com temperaturas mais baixas e as obras que produzam poeira e pó estão suspensas por tempo indeterminado.

A Associated Press apontou ainda um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas, no qual se indica que os habitantes do país têm uma esperança média de vida inferior à média mundial, devido à exposição à poluição. Em média, vivem menos 1,3 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.