/

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer?

Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão age de maneira diferente durante a gravidez. Apesar de os investigadores ainda não terem uma resposta definitiva sobre este assunto, há algumas pesquisas que sugerem que esse fenómeno pode mesmo ser verdade, destaca o Business Insider.

Os cientistas já provaram que os cães conseguem detetar cancro da próstata, bexiga e ovários em humanos, se farejarem amostras de urina. Segundo os investigadores, estas amostras contêm biomarcadores – compostos orgânicos voláteis – que os cães conseguem identificar facilmente.

Uma vez que um dos primeiros sinais de gravidez é o aumento da gonadotrofina coriónica humana, ou hCG, tanto no sangue como na urina, é possível que os vários relatos de cães a agir de maneira diferente durante a gravidez possam ser verdade, com o animal a responder ao cheiro de hCG.

No entanto, os cães que detetam cancro através do olfato foram treinados para o fazer. Rachel Barrack, médica veterinária, explica que o cão de uma mulher grávida pode detetar alterações no seu perfume, mas é improvável que o animal perceba o motivo que justifica essas mudanças.

Não existem artigos científicos que comprovem que os cães conseguem sentir o cheiro das alterações hormonais em pessoas grávidas, ainda que haja evidências de que estes animais conseguem farejar outras hormonas humanos.

Um estudo de 2015, por exemplo, relatou que os cães e os seus donos tinham níveis semelhantes da hormona do stress durante uma competição de agilidade. A investigação concluiu que os animais estavam a reagir fortemente às mudanças hormonais dos donos do que propriamente ao stress próprio do ambiente em que estavam inseridos. O artigo científico foi publicado na Physiology and Behavior.

O olfato dos cães é cerca de 1.000 vezes mais sensível do que o nosso, e grande parte do cérebro do animal é dedicada à análise de odores. Quanto à gravidez, é difícil afirmar que um cão a consegue farejar. No entanto, com base nas respostas dos cães a outras hormonas humanas, talvez um dia os cientistas consigam provar este fenómeno.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.