A Escócia diz-se pronta para (e perto de) ser independente

2

plaidcymru / Flickr

A primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon

A Escócia está perto de ser independente, afirmou hoje a primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, na cidade de Glasgow perante milhares de manifestantes que reclamam um novo referendo.

“As eleições parlamentares de 12 de dezembro são as mais importantes do nosso tempo para a Escócia, cujo futuro está em jogo“, declarou a líder do partido pró-independência SNP perante os manifestantes, que agitavam bandeiras azuis e brancas da Escócia.

Nicola Sturgeon pretende um referendo sobre a independência da Escócia do Reino Unido em 2020, afirmando que a saída da União Europeia [Brexit] mudou as circunstâncias desde que o “não” ganhou o referendo sobre a independência escocesa realizado em 2014.

O Governo de Londres opõe-se a uma nova consulta popular, afirmando que os resultados obtidos há cinco anos são a palavra final sobre “um evento único, organizado uma vez em cada geração”.

Em 2014, um dos argumentos a favor da manutenção da Escócia no Reino Unido foi que, no caso de uma divisão da Grã-Bretanha, os escoceses perderiam os benefícios de pertencer à União Europeia.

Dois anos depois, no referendo sobre o Brexit, 62% dos escoceses opuseram-se à saída do Reino Unido da União Europeia.

// Lusa

2 Comments

  1. A Escócia é um país que ainda há 300 anos era independente da Inglaterra. Não é uma cidade nem tão pouco uma região como a Catalunha. É um *país*, ok?..

    O Reino Unido, como o próprio nome diz, é uma abstracção de natureza monárquica imperialista, que mete 4 países históricamente independentes, num único “Reino”: Irlanda do Norte, País de Gales, Inglaterra e Escócia. Quem não é a favor da UE por motivos “nacionalistas” então não faz sentido nenhum ser a favor dessa “foderação” de países, que é o UK. Se não se pode ser federativo para umas coisas, também não se pode ser para outras. Não é ao gosto do freguês conforme convém.

    Repito… Pode já não ser da nossa geração que a Escócia era um país independente mas, não foi assim há muito tempo. No entanto, a Escócia mantém o estatuto de país… E tudo o que eles propõem é anadonar esse agrupamento de países que não é mais do que um resquício monarco-imperialista da CommonWealth. Um dinossauro político em sérias vias de extinção.

    As uniões entre países independentes e soberanos como a UE é que são o futuro da cooperação entre povos. A Europa é pioneira nisso. Não são os dinossauros monarco-imperialistas do passado que são futuro pra ninguém. O Brexit é um esforço incongruente e contraditório de querer ao mesmo tempo apregoar independência e ao mesmo tempo defender colonialismo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.