/

Encontrados 20 sarcófagos de madeira bem conservados no Egito

Egyptian Ministry of Antiquities

Uma equipe de arqueólogos descobriu pelo menos 20 sarcófagos em bom estado de conservação numa tumba antiga perto da cidade de Luxor, no sul do Egito, revelou o Ministério de Antiguidades egípcio esta semana.

De acordo com o Governo egípcio, os caixões de madeira foram encontrados na necrópole de Asasif, na margem oeste do rio Nilo, que fazia parte da antiga cidade de Tebas, cujas ruínas estão agora na cidade de Luxor.

Os sarcófagos, detalhou o ministério, estão dispostos em dois níveis, no meio de uma sepultura, da forma que os “antigos egípcios os deixaram“. Os caixões, que não foram ainda abertos, foram encontrados em perfeitas condições de preservação, mantendo gravuras e pinturas com as quais foram adornados.

Está é “uma das maiores e mais importantes descobertas dos últimos anos”, frisou o Ministério das Antiguidades do Egito, citado pela emissora britânica BBC.

O organismo do Governo egípcio não avançou mais detalhes, adiantando, contudo, que no próximo sábado, dia 19, será realizada uma conferência de imprensa que fornecerá mais detalhes sobre os 20 sarcófagos agora encontrados.

 

A maior parte das tumbas localizadas em Asasif, perto do Vale dos Reis, pertencem ao Período Tardio do Antigo Egito (664-332 a.C).

Nos últimos meses, o Egito tem anunciado uma série de descobertas da Antiguidade, na esperança de animar a indústria turística do país, fonte primária de rendimento nacional. O setor foi muito afetado na última década pela instabilidade que se seguiu à turbulência popular de 2011, que derrubou o então ditador de longa dara Hosni Mubarak.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.