As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) reiteraram hoje (29) que pretendem formar um partido político depois ser assinado o acordo de paz em negociação com o governo colombiano. O fim do conflito é negociado desde novembro de 2012.
Num comunicado divulgado em Havana, Cuba, pela delegação de negociadores da guerrilha, o grupo afirmou que procura uma saída política para o conflito armado que dura há meio século, e adiantou que, uma vez concluído o processo de paz, pretende participar no cenário político do país.
“Se agora nos encontramos a dialogar pela reconciliação é porque existe uma força clandestina e forte, que representa uma massa disposta a tomar, de uma vez por todas, a condução do seu destino”, diz o comunicado. As FARC voltam também a pedir uma Assembleia Nacional Constituinte, rejeitada várias vezes pelo governo, o que se constitui num dos pontos conflituosos das negociações.
Em novembro do ano passado as FARC e o governo colombiano anunciaram que haviam chegado a um acordo parcial sobre o tema da participação política da guerrilha, depois de assinado um acordo de paz, mas na época não foram divulgados detalhes sobre uma eventual inserção política de ex-integrantes da guerrilha no sistema político do país.
A participação política das FARC é um dos temas mais polémicos, que enfrenta a rejeição de alguns sectores da sociedade, especialmente em sectores ligados a partidos conservadores.
ZAP / ABr