/

Siza Vieira em chinês no ciber-espaço

d.r. Fernando Guerra

Álvaro Siza Vieira

Álvaro Siza Vieira

A obra de design do arquiteto Siza Vieira legendada em chinês entrou, esta semana, no ciber-espaço, na primeira App (aplicação) sobre “a criatividade portuguesa” lançada por uma revista chinesa da especialidade.

A nova edição vai “facilitar o acesso” àquela faceta de Siza Vieira no maior mercado mundial de comunicações móveis e “gerar curiosidade e interesse pelas indústrias criativas portuguesas”, disse a agência Lusa o editor-criativo da revista Casa International (Guo Ji Jiaju, em chinês), Emanuel Barbosa.

“Esta é a primeira de uma série de Apps sobre design e criatividade portuguesa a editar por nós na China”, adiantou Emanuel Barbosa, que é também professor da Escola de Arte e Design de Matosinhos.

A revista Casa International, uma revista mensal fundada há mais de uma década em Pequim, já dedicou um número à arquitetura portuguesa, em Dezembro de 2012, numa edição de 208 páginas, em chinês e inglês.

“Não há dúvida que ‘Desenhado em Portugal’ significa ‘Desenhado com Qualidade”, afirmou na altura o diretor da publicação, Chen Yuanhzeng.

Galardoado em 1992 com Pritzker Prize (o Nobel da Arquitetura), Siza Vieira é um nome muito conhecido e admirado entre os arquitetos chineses, nomeadamente por Wang Shu, o primeiro chinês distinguido com aquele prémio, há dois anos.

Mas “Xi Zha”, como dizem os chineses, é também “um grande designer de Portugal”, assinala a nova App ao apresentar as cadeiras, candeeiros, pratos, torneiras e dezenas de outras peças de design criadas por Siza Vieira.

Mais de 400 milhões de chineses acedem à Internet através de smartphones, tablets e outros disponíveis móveis.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.