/

Restos de rainha medieval inglesa encontrados um milénio depois

(dr) Winchester Cathedral

Baú com ossos da rainha Ema da Normandia

Restos mortais encontrados na Catedral de Winchester pertencem à rainha Ema da Normandia, uma das mais importantes rainha medievais inglesas. As ossadas encontradas são de, pelo menos, 23 pessoas.

Na catedral foram encontrados seis baús que continham restos mortais de várias pessoas. Depois de serem analisados e datados por radiocarbono, antropólogos da Universidade de Bristol concluíram que alguns dos ossos pertencem à rainha Ema da Normandia, que viveu entre 985 e 1052.

Embora os baús, originalmente colocados perto do altar principal, tivessem inscrições a indicar quem deveria estar dentro deles, era sabido que os nomes não tinham relação com o conteúdo real. O conteúdo misturou-se quando a catedral foi saqueada e os ossos foram espalhados por soldados “Cabeças Redondas” durante a Guerra Civil Inglesa em 1642.

Uma investigação iniciada em 2012 datou o conteúdo dos baús para períodos tardios anglo-saxónicos e normandos. Mais de 1.300 ossos foram reagrupados e a análise de sexo, idade e característica físicas revelou que os ossos de Ema de Normandia estavam dispersos em vários baús.

Entre os ossos foram descobertos os esqueletos de duas crianças com idades entre os dez e os 15 anos. Kate Robson Brown, uma das responsáveis pela investigação, disse que quase de certeza eram da realeza. “Ainda não podemos ter certezas da identidade de cada indivíduo, mas estamos certos de que este é um conjunto muito especial de ossos“, disse, citada pela BBC.

As descobertas, assim como uma reconstrução dos ossos da rainha Ema, fazem parte de uma grande exposição, chamada “Kings and Scribes: The Birth of a Nation“, que será inaugurada no final deste mês.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.