O icebergue com 17 vezes a área de Lisboa está “preso por um fio”

O icebergue está prestes a soltar-se da plataforma de gelo na Antártida. Nos próximos meses, as duas fissuras deverão cruzar-se e soltar uma massa de gelo, que terá entre 1500 e 1700 quilómetros quadrados.

O icebergue 17 vezes maior do que Lisboa que, em fevereiro deste ano, a NASA revelou ter começado a desprender-se da plataforma de gelo na Antártida, está agora cada vez mais perto de se soltar. Uma equipa internacional de cientistas adverte que, dentro de “alguns meses”, o icebergue se libertará da plataforma antártica de Brunt.

As fissuras estão cada vez mais próximas uma da outra, segundo indica um estudo publicado no site da Universidade de Northumbria, que explica que este fenómeno faz parte de “um processo natural” e não é consequência das alterações climáticas.

“As mudanças climáticas são um problema sério, que tem impacto em todo o mundo e, em particular, na Antártida”, mas segundo a Russia Today, Hilmar Gudmundsson e os seus colegas responsáveis pelo estudo estimam que “não há sinal” que estará relacionado com este fenómeno.

Os cientistas indicam que este acontecimento não terá sido único na história da plataforma de gelo Brunt e que, no passado, um cenário semelhante também se terá verificado.

“O futuro a curto prazo da plataforma de gelo Brunt dependerá, provavelmente, de onde é que as fissuras existentes se vão fundir em relação à fissura de McDonald Ice Rumples”, explicou Joe MacGregor, especialista em glaciares. “Se se fundirem a sul, é possível que a plataforma de gelo seja desestabilizada“, acrescentou.

A primeira fissura, chamada Chasm 1, não mostrou movimento durante mais de 35 anos. No entanto, em 2013 o panorama mudou e começou a crescer a uma taxa de aproximadamente 4 quilómetros por ano. Em 2016, surgiu a outra fissura — a Halloween Crack —, que se estende a leste da McDonald Ice Rumples, explica o Popular Mechanichs.

Os cientistas explicam que esta fissura é “totalmente esperada” e que não contribuirá para o aumento do nível do mar. “Assim que o icebergue se separe da plataforma de gelo Brunt, é provável que se mova para oeste e se divida lentamente em pequenos icebergues”, disse o glaciologista Jan De Rydt.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.