O Facebook está cada vez mais perto de igualar a capacidade dos seres humanos de identificar pessoas em fotografias.
No passado mês de Março, investigadores publicaram um documento, no qual detalham as capacidades de um novo sistema de inteligência artificial conhecido por DeepFace.
Quando questionada se duas fotos mostram a mesma pessoa, a tecnologia responde correctamente 97,25% das vezes; os humanos acertam 97,53%.
Actualmente, o Facebook já usa tecnologia de reconhecimento facial para identificar pessoas em fotos carregadas pelos utilizadores.
Porém, a DeepFace representa um enorme passo em frente. Trata-se um sistema de reconhecimento facial de última geração, que mapeia recursos faciais em 3D, transforma-os num modelo plano e filtra o resultado por cores, para identificar elementos faciais específicos.
A tecnologia funciona em dois passos: primeiro, utilizando uma média tridimensional, corrige a posição do rosto numa foto, de modo a que a pessoa esteja a olhar para frente.
Depois, cria uma descrição numérica para o rosto reorientado – se encontrar dois rostos com as mesmas descrições, conclui que se trata da mesma pessoa.
Para já, ainda não é certo se o Facebook irá usar a DeepFace. De acordo com a porta-voz da rede social, Lydia Chan, a tecnologia permanece «em investigação teórica».
Porém, é fácil perceber o quanto um reconhecimento facial tão preciso poderá ser uma mais-valia, não só para o avanço da tecnologia, mas também para as empresas de marketing que dependam do conhecimento da identidade de cada um.
CG, ZAP