Uma menina de oito anos encontrou uma espada da era pré-viking, com cerca de 1500 anos, enquanto nadava num lago na Suécia durante o verão.
Saga Vanecek, de oito anos, encontrou esta relíquia no lago Vidöstern, na cidade sueca de Jönköping, quando passava férias na casa de férias da família. Na altura, o nível da água estava extremamente baixo, devido a uma seca, o que provavelmente explica como é que a criança encontrou a espada da era pré-viking.
“Senti que estava alguma coisa na água e levantei. Tinha uma alça e contei ao meu pai que parecia uma espada”, relatou Saga à emissora de rádio Sveriges, citada pela BBC.
O pai de Saga, Andy Vanecek, afirmou ao site The Local ter pensado inicialmente que a filha tinha encontrado um bastão ou um galho diferente na água. Só quando pediu a um amigo para analisar a espada descobriu que provavelmente seria uma relíquia antiga.
Inicialmente, Andy foi informado que a espada tinha mil anos, mas especialistas do Jönköpings Läns Museum – que agora ficou responsável pela peça histórica – acreditam que pode ter cerca de 1500 anos.
O museu afirmou ainda que a espada estava extremamente bem preservada. “Não é todos os dias que pisamos uma espada num lago”, brinca Mikael Nordström, que trabalha no museu.
Esta descoberta levou o museu e as autoridades locais a realizar mais escavações no local, tendo já encontrado um broche do século III. O Jönköpings Läns Museum adianta que as buscas no lago estão a decorrer e que ainda podem revelar outras peças mais antigas.
ZAP // BBC
Podiam ter substituído o “broche” por “aplicação” ou “aplique”… Para não ferir susceptibilidades…
Looool
Morri de tanto rir