/

Afinal, consumir laticínios é bom para o coração

3

De acordo com uma nova investigação, o consumo de laticínios está associado a um menor risco de contrair doenças cardiovasculares e de morte precoce. O segredo, explicam os cientistas, está na quantidade – três doses diárias é o ideal. 

A investigação, publicada na semana passada na revista The Lancet, estuda a ligação entre o consumo de laticínios e a saúde cardiovascular. O estudo contou com dados de mais de 136 mil pessoas de 21 países.

“As diretrizes dietéticas recomendam a diminuição do consumo de produtos lácteos integrais, uma vez que estes são fontes de gorduras saturadas e supostamente prejudicam os lípidos sanguíneos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares e a mortalidade”, disse o autor principal do estudo, Mahshid Dehghan da McMaster University.

No entanto, sublinha que há poucas evidências e dados que sustentam as conclusões dos efeitos do consumo de lacticínios. E, por isso, o objetivo da pesquisa passou por avaliar a relação entre o consumo destes produtos com a mortalidade e as doenças do coração.

Procedimento experimental

Para a investigação, os cientistas da Prospective Urban and Rural Epidemiology (PURE) analisaram dados de 136.384 participantes, com idades entre os 35 e os 70 anos.

A amostra estava dividida em quatro categorias associadas ao consumo de produtos lácteos: sem qualquer consumo (28.674 indivíduos), menos de uma porção diária (55.651), uma a duas porções diárias (24.423) e mais de duas porções diárias (27.636).

Para a pesquisa definiu-se uma porção padrão diária de laticínios de 244 gramas – que corresponde a um copo de leite ou a um iogurte – ou então, 15 gramas de queijo ou 5 de manteiga.

As conclusões revelarem que o consumo de produtos lácteos é maior na América do Norte e na Europa – cerca de 368 gramas ou mais de quatro porções diárias. Em sentido oposto, os valores mais baixos registam-se no sul da Ásia, China, África e sudeste da (147, 102, 91 e 37 gramas por dia, respetivamente).

O grupo com alto consumo de laticínios integrais apresentou taxa de mortalidade de 3,4%, enquanto os que não consumiam leite e derivados alcançaram taxa de 5,6% .

Quanto aos problemas cardiovasculares, registaram-se menos mortes (0,9%) no primeiro grupo em relação ao segundo (1,6%), e também menos AVC’s não fatais (1,2% contra 2,9%, respetivamente). Apenas a quantidade de enfartes de miocárdio não registou diferenças significativas (cerca de 0,3 pontos percentuais).

Ou seja, as pessoas que consumiam mais leite ou iogurtes (mais de uma porção padrão por dia) registavam menores taxas de doenças cardiovasculares e, consequentemente, de morte prematura.

“As descobertas sustentam que o consumo de produtos lácteos pode ser benéfico para a mortalidade e para as doenças cardiovasculares, especialmente em países com rendimentos mais baixos, onde o consumo de lácteos é muito menor comparativamente com a América do Norte ou a Europa”, concluiu o investigador.

No entanto, e tal como nota o El País, o estudo não mostra uma correlação causal entre o consumo de produtos lácteos e o estado de saúde. No entanto, sublinham os investigadores, tem havido uma certa “demonização” no consumo de leite.

ZAP // SciNews

3 Comments

  1. O consumo de leite é letal, para o vitelo e para a vaca. Esta indústria está a provocar sérios danos o meio ambiente… E cada vez mais vemos estes efeitos =(

    • Pode-se argumentar que sem essa indústria esses animais não existiriam, e seja qual for a dieta humana é inevitável a interferência com o meio ambiente, a agricultura o transporte da comida, a conservação da mesma, os pesticidas, todos estes factores têm influência no meio ambiente… Seja área/território, emissões/poluição para a prática da agricultura, transporte e conservação dos alimentos… Qual o menor dos males?
      Se tem pena dos animais a que o homem recorre directamente, está no seu direito, mas é inegável que o homem e a sociedade se desenvolveram com uma preciosa ajuda da agricultura e da pecuária, e mesmo a agricultura interfere com a vida animal…

      • O facto de se criarem os animais especificamente para os matar não justifica o acto. Se o mesmo principio for aplicado a cães é fácil ver a falha no raciocínio. E o facto de um ser um animal de estimação e outro não continua a não justificar a sua morte. Ambos sofrem, sentem e desejam viver. Estamos a matar animais contra a sua vontade. Todos os animais têm vontade de viver, fogem da dor, tentam sobreviver a todo o custo. Se eles não pedem para morrer não temos o direito de escolher por eles.

        E sim, a nossa presença traz sempre custos mas será que não deveriamos apostar em reduzi-los em vez de tentarmos fazer com que sejam os maiores possíveis?

        Mais uma vez, o facto de a sociedade ter evoluído com a ajuda da agricultura e animais não justifica continuarmos a faze-lo uma vez que chegamos a outro entendimento moral quanto ao valor desses outros seres conscientes. Fez-se muita coisa no passado que também ajudou a sociedade e a economia, como a escravatura por exemplo, e que hoje em dia são vistas como a vergonha e injustiça que foram. Vamos deixar de cair nos mesmos erros outra e outra vez.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.