Portugal tem seis universidades no ranking mundial do Centro para os Rankings Universitários (CWUR) e todas melhoram as suas posições relativamente à classificação do ano anterior. Universidade de Lisboa e Porto seguem na frente, mas podem vir a ser prejudicadas por falta de investimento na área científica.
Lisboa (220º), Porto (227º), Coimbra (403º), Nova de Lisboa (439º), Minho (522º) e Aveiro (551º) são as universidades portuguesas que constam na tabela que classifica as melhores mil universidades em todo o mundo.
Em comunicado, o CWUR revelou que, na avaliação deste ano, o critério da “investigação científica” ganhou mais peso, assumindo 70‰ da classificação final. Segundo a Sábado, a presidente do centro, Nadim Mahassen, tomou Portugal como exemplo neste parâmetro, sugerindo que o país pode sair prejudicado futuramente na classificação se não aumentar o investimento.
“Será cada vez mais difícil competir com universidades mundiais que fazem investigação científica intensiva se o governo Português não aumentar o investimento nesta área”, alertou.
O centro faz a avaliação tendo em conta sete parâmetros, nomeadamente: qualidade da educação, empregabilidade de antigos alunos, qualidade do corpo docente, investigação científica, publicações, influência e citações.
Os EUA ocupam oito dos dez primeiros lugares do ranking, com Harvard a tomar a primeira posição. No entanto, globalmente, registaram-se menos universidades norte-americanas na lista deste ano. Em sentido oposto, a China vai ganhado mais terreno, muito impulsionada pelo investimento na área científica.
Este ano foram classificadas 18 mil universidades de 61 países. O CWUR é considerado o maior ranking deste género. A listagem completa pode ser encontrada no seu site.