Escritórios da Cambridge Analytica em Londres alvo de buscas

As autoridades britânicas fizeram buscas nos escritórios de Londres da Cambridge Analytica, afirmou este sábado um porta-voz.

As autoridades britânicas conduziram buscas durante sete horas nos escritórios de Londres da Cambridge Analytica (QUAL), a empresa de dados no centro do escândalo de privacidade que envolve o Facebook, afirmou este sábado um porta-voz.

Menos de uma hora depois de um juiz do Tribunal Superior do Reino Unido aprovar a petição de registo, investigadores do Escritório do Comissário de Informação Britânica (ICO) entraram nas instalações da empresa, onde permaneceram durante sete horas, acrescentou o porta-voz.

“Necessitamos de avaliar as provas solicitadas antes de decidir os próximos passos e chegar a alguma conclusão”, indicou. A operação teve lugar no segundo piso do edifício da New Oxford Street.

A Cambridge Analytica é acusada de ter recuperado dados de 50 milhões de utilizadores da rede social Facebook, sem o seu consentimento, para elaborar um software informático destinado a influenciar o voto dos eleitores, favorecendo a campanha de Donald Trump.

Elizabeth Denham, responsável do organismo que zela pela proteção de dados no Reino Unido, avançou esta semana que quer analisar o modo como a Cambridge Analytica e a sua companhia matriz, SCL Group, administraram a informação dos utilizadores.

Pela sua vez, a Cambridge Analytica negou qualquer uso de forma ilícita e afastou temporariamente o presidente, Alexander Nix.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.