Um grupo de senadores e congressistas do estado do Wyoming, nos Estados Unidos, apresentou uma proposta para contrariar as exigências de utilização de energia de fontes renováveis. Aliás, o objetivo é exatamente o oposto: um projeto de lei apresentado este mês quer multar as empresas que forneçam eletricidade produzida a partir de energia eólica ou solar.
O Wyoming é dos principais estados norte-americanos em termos de potencial para a energia eólica, mas as indústrias dos hidrocarbonetos – carvão, petróleo e gás natural – constituem a espinha dorsal da sua economia.
A energia renovável, acusam alguns, tem sido pesadamente promovida e subsidiada pelo Governo à custa da indústria dos hidrocarbonetos. “Quero a eletricidade na minha casa produzida com carvão, porque é a maneira mais barata de a fazer“, afirmou o republicano David Miller, sobre a proposta.
O presidente do senado, Eli Bebout, disse que não gosta da ideia de penalizar os produtores de energias de fonte renovável. Mas acrescentou que os clientes de eletricidade do Wyoming pagam mais do que devem por esta, porque parte da que recebem vem de outros estados que subsidiam a produção de energia renovável.
“Não acredito que devamos subsidiar as suas crenças e a sua legislação e a sua direção sobre a forma de produzir renováveis”, argumentou Bebout.
O Wyoming é o principal estado produtor de carvão dos Estados Unidos, mas alguns analistas questionam se tanto favorecimento deste hidrocarboneto é boa política e se vai embaratecer a fatura elétrica no longo prazo.
A tendência da produção de energia eólica e solar ficar cada vez mais barata vai continuar nos próximos anos, afirmou Rob Godby, professor associado e diretor do Centro de Economia de Energia e Políticas Públicas da Universidade do Wyoming.
A iniciativa dos congressistas do Wyoming para punir a energia renovável “escolhe claramente uma fonte de energia, independentemente do seu custo”, considerou Godby, que acrescentou: “Isto pode prejudicar os contribuintes e os consumidores no Wyoming, tal como o potencial (do Estado) para atrair novas empresas”.
Nos EUA, existem 37 estados que têm objetivos ou padrões para a inclusão de energia renovável na sua carteira produtiva, incluindo o Havai, que planeou obter toda a sua eletricidade a partir de fontes renováveis até 2045. O Wyoming é um dos 13 Estados que não tem qualquer planificação ou objetivos neste assunto.
Penalizar a energia eólica e solar vai colocar o Wyoming ainda mais desalinhado com o resto do país, afirmou Shannon Anderson, do Conselho de Recursos da bacia do Rio Powder, que trabalha com comunidades rurais para proteger os seus interesses em problemas ambientais suscitados pela produção de hidrocarbonetos.
// Lusa
https://www.youtube.com/watch?v=Ee_uujKuJMI
É tudo o que me apraz !
A mentalidade retrograda no seu melhor. Compro o mais barato, cago quanto baste, e quem vier a seguir que feche a porta.
Incrível… o mundo a se destruir de tanta poluição e ainda existem sítios neste planeta que só se preocupam com o dinheiro em detrimento da saúde do planeta… so se esquecem que o planeta não precisa dos humanos, mas nós precisamos dele!!!
Mais valia que (caso não sejam jovenzitos) olhassem para o céu em certos dias de céu claro e vissem aviõezitos a entrecruzar-se e a formar uma corja de linhas de “coca” que enventualmente acabam por espalhar-se e cobrir todo o céu com uma massa esbranquiçada e quase tapam completamente o sol. Há (graças!) ainda dias de céu claro em que isso não acontece… Porquê? Não vos preocupa, pois não? É tudo “vapor de água”… Pois sim. Estudem o assunto. Nunca viram em certos dias de chuva a água que cai nas bermas vir cheia de uma espécie de espuma branca? Como se tivessem lavado um carro no meio do nada? Não? É perfeitamente normal, claro. E já agora, correram com as lâmpadas incandescentes. Agora as lâmpadas são a preço de rico. A conta da electricidade de meses comparáveis baixou em relação à década passada? Não? Então? Que é que se passa? Não é de certeza a inflação, que anda ridícula há muito tempo. Pois é… acreditar a todo o custo. Repetir o que os outros dizem sem se dar ao trabalho de verificar. E os verdes fazem desde sempre parte da CDU. Porque será? Acaso estaline era ecologista? Bora lá pagar mais impostos verdes seus malvados consumidores. O CO2 é bom para as plantinhas mas é muito mau, muito mau, muito mau. Porquê? Porque a televisão disse e isso basta.
Caro “Lindo” mesmo as melhores coisas, quando em excesso, são más.
Por exemplo, eu gosto muito de comer ovos estrelados, mas se comer demasiados, vou ficar doente, certo? Acredita nisso?
E já agora, tanto o petróleo como o carvão são negros. Porque será?
O que será que quiz dizer com a sua afirmação “E já agora, tanto o petróleo como o carvão são negros. Porque será?”.
Será algum resciquio rácico que se esconde, ou pura simplesmente não gosta do negro?
Meu caro…numa única frase: “Deixe de ser ridículo” é quanto basta.
São americanos ! está tudo dito
Atrasados! Uma vergonha… Impostos verde a incidir sobre os produtos fabricados com excesso de poluição, afinal a conta da poluição pagamos todos, quer queiramos, quer não.
Muito pode ser dito mas basta referir que a América tem o melhor e o pior que se pode encontrar no mundo…
Ultimamente parece que o pior da escumalha politica resolveu agir…
Um dia destes temos um novo pais “Estados Desunidos da América”
E ainda pensam que os EUA são um país avançado…só na estupidez.
Um país avançado com ideias retrógradas, estes vão do 8 ao 80 e não conseguem compreender que muitas vezes vão no caminho errado, talvez apenas só porque se sentem grandes e superiores.
O carvão só é a maneira mais barata de fazer energia porque no seu preço não estão incluídas todas as externalidades negativas que provoca! Faça-se reconhecer a totalidade dos custos no carvão e pelo mesmo argumento senadores e congressistas teriam de retirar a sua louca proposta de lei.