Colisão de dois navios provoca derrame de 300 toneladas de petróleo

jameskkmok / Flickr

Porto de Johor, na Malásia

Porto de Johor, na Malásia

A colisão de um navio de bandeira de Singapura e outro registado em Gibraltar nas águas do sul da Malásia provocou um derrame de 300 toneladas de petróleo, informaram fontes oficiais esta quarta-feira.

O navio de Singapura, Wan Hai 301, e o de Gibraltar, APL Denver, colidiram por volta da meia-noite de terça-feira em frente ao porto de Johor, na Malásia, e o derrame alastrou-se a águas singapurenses, de acordo com a Autoridade Portuária de Singapura, citada pela agência Efe.

O APL Denver informou que um dos seus tanques tinha sido danificado e que se tinha dado o derrame, o que levou à atuação das autoridades malaias para tentar conter a disseminação de petróleo.

Parte do combustível derramado alcançou as águas vizinhas de Singapura, que envolveu oito navios numa operação de limpeza do derrame, além de outras quatro embarcações de limpeza malaias. Um oficial afirmou à AFP que “o derrame de petróleo foi contido”.

Uma investigação preliminar revelou que o APL Denver estava a atracar quando foi atingido a estibordo (lado direito do navio) pelo Wan Hai 301, danificando o depósito de combustível e causando o derramamento de 300 toneladas de petróleo.

As autoridades que investigam o acidente indicaram que não houve feridos, assim como o mesmo não provocou atrasos no tráfego marítimo.

O estreito de Singapura, que liga o estreito de Malaca e o Mar da China meridional, é uma das passagens marítimas mais concorridas do mundo.

// Lusa

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.