Um grupo internacional de investigadores descobriu um pequeno corpo celeste, para lá de Neptuno, com uma órbita que não é típica do nosso sistema solar.
“Espero que todos tenham apertado o cinto de segurança, porque o sistema solar exterior ficou muito mais estranho”, afirmou a astrónoma Michele Bannister, no Twitter.
Bannister referia-se à descoberta de um objeto que está perto Neptuno e que é 160 mil vezes mais fraco que o planeta, o que significa, segundo a revista New Scientist, que pode ter menos de 200 km de diâmetro.
Batizado de Niku – que significa “rebelde” em Chinês – o objeto está acima do plano do sistema solar e movimenta-se em sentido contrário ao dos outros planetas, movendo-se para cima.
De acordo com cientistas, as forças gravitacionais atuam normalmente de modo a que todas as partículas se desloquem na mesma direção, pelo que o corpo celeste deverá ter sido atingido por um outro objeto.
Contudo, não se sabe ainda o que pode ter causado esse fenómeno.
“Isto sugere que há algo mais a acontecer no sistema solar exterior do que sabemos”, destacou o astrofísico Matthew Holman.
O Niku foi descoberto com ajuda do sistema de telescópios Pan-STARRS, no Havaí.
BZR, ZAP
Pela descrição, arrisco a dizer que é o planeta dos Minions !!!
Não será o X !!!