Xanana Gusmão abandona em breve cargo de primeiro-ministro

Rusty Stewart / Flickr

Xanana Gusmão, primeiro-ministro de Timor e ex-líder da resistência timorense

Xanana Gusmão, primeiro-ministro de Timor e ex-líder da resistência timorense

Xanana Gusmão confirmou que vai abandonar em breve o cargo de primeiro-ministro de Timor-Leste, depois de se despedir do Parlamento Nacional durante a discussão do Orçamento do Estado.

“Depois deste orçamento”, afirmou ex-líder da resistência timorense, sem precisar uma data, quando questionado pela Lusa sobre o momento em que vai apresentar a demissão do cargo de primeiro-ministro. A imprensa timorense tem avançado o mês de setembro para Xanana Gusmão apresentar a demissão.

No início do seu discurso para apresentar o Orçamento do Estado de 2014, Xanana Gusmão despediu-se dos deputados do Parlamento Nacional: “É com todo o respeito que me dirijo, e pela última vez na qualidade de primeiro-ministro, a esta que é por excelência a casa mãe da nossa democracia”, afirmou.

Em novembro, Xanana Gusmão já tinha afirmado que deixaria de assumir funções de primeiro-ministro até 2015 para passar as competências para as novas gerações. “Já é uma decisão. Vou sair até 2015. Para passar, transferir as competências e a capacidade de pensar à nova geração”, afirmou Xanana Gusmão, que ocupa o cargo de chefe de Governo desde agosto de 2007, depois de um mandato como Presidente da República.

O ex-líder da resistência timorense voltou a assumir o cargo de chefe do Governo em agosto de 2012, após o partido de que é fundador, Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste, ter ganho as eleições legislativas.

Eu já dei tudo o que pude dar. Vamos ajudar mais em termos de consolidar a visão sobre o futuro. Não vamos imiscuir-nos nos trabalhos do dia-a-dia, para eles sentirem a responsabilidade e que são responsáveis pelos seus atos”, salientou na altura.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.