Sete detidos na Holanda por suspeita de planearem “grande atentado”

Arie Kievit / EPA

A polícia holandesa deteve, esta quinta-feira, sete homens suspeitos de estarem a preparar um ataque extremista “de grande escala”, com os procuradores do Ministério Público a afirmarem acreditar que o mesmo “foi frustrado”.

O Ministério Público referiu, em comunicado, que os sete homens foram detidos por polícias “fortemente armados” nas cidades holandesas de Arnhem e Weert.

O documento acrescenta que as detenções ocorreram depois de uma investigação que decorreu nos últimos meses, por iniciativa dos serviços secretos, referindo que o alegado líder do grupo, um homem de 34 anos de origem iraquiana, pretendia realizar um ataque extremista de grande dimensão, num evento, de modo a causar várias vítimas.

Os procuradores defendem que os suspeitos tinham como objetivo atacar um evento com coletes-bomba e armas de fogo, planeando detonar um carro-bomba num outro local. A investigação continua em curso, de modo a procurar saber quais eram os alvos dos suspeitos.

Em agosto do ano passado, um concerto de rock da banda norte-americana Allah-Las, em Roterdão, foi cancelado devido a uma “ameaça terrorista”. Na altura, a polícia local intercetou uma carrinha de matrícula espanhola, com várias botijas de gás, perto do local onde o concerto estava previsto.

Na semana anterior, Espanha tinha sido alvo de dois ataques terroristas, em Barcelona e em Carrils, que fizeram 16 mortos e mais de uma centena de feridos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …