4 mortos em tiroteio numa universidade na Turquia

Emrah Yasar / EPA

Um homem armado matou, esta quinta-feira, quatro pessoas numa universidade na Turquia central, noticiaram os media turcos.

A agência Dogan disse que o ataque ocorreu na universidade Osmangazi, situada na cidade de Eskisehir, e acrescenta que a polícia deteve o autor dos disparos.

O atirador, que tinha um cargo de investigador na faculdade, disparou contra os colegas frente aos seus estudantes e foi detido pouco depois, indicou o reitor da universidade, Hasan Gönen, à cadeia CNNTürk.

Em paralelo, a agência Anadolu precisou que os quatro mortos são um professor decano, dois professores e uma secretária. Também ficaram feridas três pessoas.

Fontes da universidade referiram à agência EFE que o atacante entrou no escritório do decano, mas por este não estar presente disparou sobre o vice-decano e o secretário, antes de sair da sala e matar dois outros professores.

De seguida, abandonou a universidade, ainda armado, mas foi seguido pelos serviços de segurança e detido pouco depois pela polícia, acrescentaram as fontes.

Os motivos do  ataque ainda não foram revelados. No entanto, e citado pela Associated Press (AP), Gönen referiu-se a uma disputa pessoal, e precisou que o atirador, que se preparava para um doutoramento, estava sob investigação na universidade após ter acusado diversos colegas de serem seguidores do clérigo Fethullah Gülen, exilado nos EUA e acusado pela Turquia de ter fomentado o fracasso golpe de Estado em 2016.

Na sequência da tragédia, a universidade suspendeu os exames previstos, enquanto o governador da cidade, Ozdemir Cakacak, disse que três procuradores vão investigar o incidente.

A Turquia deteve dezenas de milhares de pessoas por alegadas ligações ao golpe e demitiu mais de 110 mil funcionários públicos, incluindo em universidades.

Eskisehir, situada cerca de 200 quilómetros a sudeste da Istambul e com cerca de 700 mil habitantes, é conhecida como uma cidade essencialmente universitária.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.