16 Chefs Michelin em Amarante

casadacalcada.com

Restaurante Casa da Calçada, em Amarante (foto: casadacalcada.com)

Restaurante Casa da Calçada, em Amarante (foto: casadacalcada.com)

Um grupo de 16 chefs detentores da mais importante estrela da gastronomia mundial vão reunir-se na próxima semana em Amarante para preparar menus com alguns dos pratos de eleição que contribuíram para a sua inclusão no Guia Michelin.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, a organização do encontro refere que a iniciativa vai realizar-se na próxima quinta-feira, sexta-feira e sábado, no restaurante Largo do Paço, do hotel Casa da Calçada Relais & Chateaux, que mantém em 2014 a estrela atribuída pelo conceituado Guia Michelin.

O restaurante, localizado em Amarante e liderado pelo Chef Vítor Matos, revalidou a “exclusividade e excelência” da sua cozinha que já vem sendo distinguida pelo guia francês desde 2005, refere a nota da organização.

O anúncio da revalidação do título foi feito durante uma cerimónia que decorreu no museu Guggenheim em Bilbau, Espanha. A par da Casa da Calçada foram distinguidos com Estrelas Michelin mais 11 restaurantes portugueses.

Durante os três dias, ao Chef Vítor Matos irão juntar-se na cozinha do referido restaurante os 16 chefs nacionais e internacionais.

Entre os chefs confirmados para o evento encontram-se Jose Antonio Campoviejo (El Corral del Indianu), José António Gonzalez Gomez, (Nuevo Molino), Fernando Agrasar (As Garzas), Ricardo Costa (The Yeatman), Marcos Moran (Casa Gerardo), Serge Gouloumès, (Le Candille), Benoît Sinthon, (Il Gallo d”Oro), Ludovic Le Forestier (Domaine de la Bretesche), Dieter Koschina (Vila Joya), Leonel Pereira (São Gabriel), Mitch Stamm (Bakery Chef Johnson & Wales University), Albano Lourenço (Quinta das Lágrimas), Pedro Lemos (Pêro Lemos), Francisco Gomes (Confeitaria Colonial), Vítor Matos e André Silva (Casa da Calçada).

O evento Rota das Estrelas na Casa da Calçada conta com o patrocínio da Câmara Municipal de Amarante e do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades e empresas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …

Cientistas imprimiram, pela primeira vez, células cerebrais vivas em 3D

Uma equipa de cientistas usou uma nova técnica laser e conseguiu imprimir em 3D células cerebrais vivas. A maioria dos neurónios sobreviveram durante mais de dois dias após terem sido impressos em 3D, o que significa …

Descoberto antídoto contra agentes nervosos tipo Sarin e Novichok

Uma equipa do Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LLNL), nos Estados Unidos, desenvolveu um antídoto que neutraliza a exposição ao envenenamento por agente nervoso. O estudo, que foi publicado na revista Scientific Reports, foi o resultado de …

Marte sobreviveu a super-erupções (que libertaram "oceanos" de poeira e gases tóxicos)

A região de Arabia Terra, situada no norte de Marte, já foi palco de erupções suficientemente potentes para libertar "oceanos" de poeira e gases tóxicos no ar.  A NASA confirmou, recentemente, que uma região do norte …