Vítor Pereira proíbe Pedro Proença de conceder duas entrevistas

F365

-

O presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vítor Pereira, proibiu o árbitro Pedro Proença de conceder duas entrevistas a órgãos de comunicação social, disse hoje fonte do conselho.

Segundo esta, Pedro Proença pretendia dar entrevistas à RTP e ao Jornal de Notícias e formalizou o pedido por escrito para esse efeito, mas Vítor Pereira rejeitou-o. Houve ainda um terceiro pedido de entrevista feito diretamente pela SIC para o presidente do CA, que obteve também reposta negativa.

Aquele elemento do CA referiu ainda que, na autorização solicitada por Pedro Proença para as duas entrevistas, através de e-mail, este fez saber que as referidas entrevistas versariam unicamente sobre o Mundial de Clubes, para o qual foi nomeado pela UEFA como seu representante e que se disputa em Marrocos entre 10 e 20 de dezembro.

Os árbitros não estão autorizados, ao abrigo de uma orientação emanada pela FIFA, a dar entrevistas à comunicação social, e só o podem fazer com a autorização prévia da sua federação. Mesmo quando esta é concedida, os árbitros não podem falar sobre o seu desempenho nos jogos que dirigem.

No entanto, esta orientação da FIFA, segundo a mesma fonte, não tem sido seguida ao longo dos anos pelos árbitros portugueses, os quais, por regra, não formalizam autorização quando dão entrevistas e não têm sido punidos por isso.

No caso da entrevista que deu ao jornal Record, no dia08 de novembro, na qual críticou Vítor Pereira, falou em “caos instalado” na arbitragem e qualificou o CA como “um corpo dirigente absolutamente amador, incompatível com tanto dinheiro e tantos recursos que a arbitragem nunca teve”, Pedro Proença não pediu autorização para esse efeito.

Na sequência da entrevista, uma maioria de membros do CA pretende avançar com uma queixa para o Conselho de Disciplina (CD) da FPF contra o árbitro lisboeta, que deverá ser ratificada e formalizada após a reunião das três secções do conselho prevista para o início do mês de dezembro.

Entretanto, Pedro Proença solicitou por escrito, no passado dia 11, uma reunião com o CA para abordar a entrevista polémica e contundente que concedeu, solicitação que reiterou por mais duas vezes nos dias seguintes, mas só obteve resposta na passada sexta-feira, dia 21, altura em que foi informado que a mesma estava marcada para segunda-feira, dia 24.

No entanto, Vítor Pereira já tinha sido nomeado pela UEFA como tutor do árbitro romeno Ovidiu Hategan, que dirigiu o jogo Bate Borisov-FC Porto, da Liga dos Campeões, razão pela qual não poderia estar presente na referida reunião, tendo decidido anulá-la no último domingo, remarcando-a para a próxima segunda-feira, dia 1 de dezembro.

Futebol 365

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.