Wii Balance Board pode ajudar pessoas com esclerose múltipla

KatBeads / Flickr

-

O acessório da Nintendo Wii Balance Board pode ajudar pessoas com esclerose múltipla a reduzir o risco de quedas acidentais. A perda de equilíbrio está entre os sintomas mais comuns e debilitantes desta doença que afecta o sistema nervoso central.

Durante uma nova investigação, publicada na revista Radiology, foram realizadas ressonâncias magnéticas, cujos resultados revelaram que o uso da plataforma da Nintendo induz alterações positivas nas ligações cerebrais associadas ao equilíbrio e movimento.

A reabilitação física é habitualmente usada para ajudar a preservar o equilíbrio. O sistema da Wii Balance Board é uma das novas e mais promissoras ferramentas usadas para alcançar esta finalidade.

A plataforma permite aos jogadores praticarem exercícios conforme as suas necessidades, mantendo-se sobre ela e mudando o seu peso em resposta a acções que surgem no ecrã.

Para o estudo, os investigadores usaram imagens por tensor de difusão, uma técnica de ressonância magnética não-convencional, e examinaram as mudanças no cérebro de 27 pacientes com esclerose múltipla que participaram numa intervenção de 12 semanas de treino baseado no Wii Balance Board.

wii balance board wii fit

Os exames realizados permitiram uma análise detalhada da extensão de massa branca que envia sinais nervosos através do cérebro e do corpo.

O autor da pesquisa, Luca Prosperini, investigador da Universidade Sapienza, em Roma, Itália, afirmou em comunicado que “o mais importante deste estudo foi descobrir que formação orientada e tarefas repetitivas, no sentido de gerir um sintoma específico, é altamente eficaz e induz plasticidade do cérebro”.

luca.prosperini.12 / Facebook

O investigador Luca Prosperini

O investigador Luca Prosperini

O investigador continuou, especificando que “esta descoberta pode ter um significativo impacto no processo de reabilitação dos pacientes, sugerindo a necessidade de exercícios contínuos para manter o bom desempenho nas actividades diárias”.

De acordo com os números divulgados pela National Multiple Sclerosis Society, esta doença afectamais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo.

A causa não é ainda conhecida, porém os cientistas acreditam que factores como a genética, o sexo, a idade e a geografia podem estar relacionados.

CG, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.