Wii Balance Board pode ajudar pessoas com esclerose múltipla

KatBeads / Flickr

-

O acessório da Nintendo Wii Balance Board pode ajudar pessoas com esclerose múltipla a reduzir o risco de quedas acidentais. A perda de equilíbrio está entre os sintomas mais comuns e debilitantes desta doença que afecta o sistema nervoso central.

Durante uma nova investigação, publicada na revista Radiology, foram realizadas ressonâncias magnéticas, cujos resultados revelaram que o uso da plataforma da Nintendo induz alterações positivas nas ligações cerebrais associadas ao equilíbrio e movimento.

A reabilitação física é habitualmente usada para ajudar a preservar o equilíbrio. O sistema da Wii Balance Board é uma das novas e mais promissoras ferramentas usadas para alcançar esta finalidade.

A plataforma permite aos jogadores praticarem exercícios conforme as suas necessidades, mantendo-se sobre ela e mudando o seu peso em resposta a acções que surgem no ecrã.

Para o estudo, os investigadores usaram imagens por tensor de difusão, uma técnica de ressonância magnética não-convencional, e examinaram as mudanças no cérebro de 27 pacientes com esclerose múltipla que participaram numa intervenção de 12 semanas de treino baseado no Wii Balance Board.

wii balance board wii fit

Os exames realizados permitiram uma análise detalhada da extensão de massa branca que envia sinais nervosos através do cérebro e do corpo.

O autor da pesquisa, Luca Prosperini, investigador da Universidade Sapienza, em Roma, Itália, afirmou em comunicado que “o mais importante deste estudo foi descobrir que formação orientada e tarefas repetitivas, no sentido de gerir um sintoma específico, é altamente eficaz e induz plasticidade do cérebro”.

luca.prosperini.12 / Facebook

O investigador Luca Prosperini

O investigador Luca Prosperini

O investigador continuou, especificando que “esta descoberta pode ter um significativo impacto no processo de reabilitação dos pacientes, sugerindo a necessidade de exercícios contínuos para manter o bom desempenho nas actividades diárias”.

De acordo com os números divulgados pela National Multiple Sclerosis Society, esta doença afectamais de 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo.

A causa não é ainda conhecida, porém os cientistas acreditam que factores como a genética, o sexo, a idade e a geografia podem estar relacionados.

CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pumpkin Island já custou 78 dólares. Agora pode comprá-la por 17 milhões

Se ainda não decidiu onde passar férias fica aqui uma dica: uma ilha privada na costa da Austrália está à venda por 17 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de euros). A Pumpkin Island …

Desaparecem oito mulheres por dia no Peru, mais três do que antes da pandemia

O número de mulheres desaparecidas no Peru, um fenómeno endémico no país, subiu de cinco por dia, em média, para oito, desde a quarentena decretada para travar a pandemia de covid-19, indicou o provedor de …

EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial. A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de …

Sporting recusou proposta de 32 milhões por Joelson Fernandes

O Sporting CP rejeitou uma proposta de 32 milhões de euros do Arsenal por Joelson Fernandes. Os 'leões' pedem 45 milhões pelo jovem extremo de 17 anos. Continua o leilão pela promessa sportinguista Joelson Fernandes. Depois …

CIA tentou desenvolver um "drone-pássaro" nuclear para espiar a União Soviética na Guerra Fria

Durante a Guerra Fria, a CIA tentou desenvolver um drone nuclear do tamanho de um pássaro para espiar a União Soviética e outros países do bloco comunista. Porém, o projeto nunca foi concluído. De acordo com …

Para combater o desperdício, China acaba com os banquetes tradicionais

Conhecidos pela gastronomia e pelo bom apetite, os chineses terão de adotar a austeridade, invertendo a tradição, que exige que sejam servidos à mesa tantos pratos quantos forem os convidados e mais um. A nova regra …

Com apenas 4 dólares é possível dormir na última Blockbuster. E ainda participa na festa pijama

Já sente saudades de sair de casa para ir alugar um filme e comprar umas pipocas? A última loja da icónica Blockbuster está agora disponível no Airbnb. A antiga loja da cadeia americana pode ser …

Espanha com quase mais 3.000 novos casos. É o maior aumento desde maio

Espanha registou o maior número de infeções de covid-19 desde o final de maio, com 2.935 novos casos nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde, ressalvando que o balanço inclui dados de Madrid …

Escolas devem reabrir normalmente. Governo preparado para decisões diferentes

As escolas devem reabrir em situação de normalidade e só uma evolução negativa da pandemia levará a decisões contrárias, de maior ou menor alcance, que o Governo disse esta quinta-feira estar preparado para tomar. Na conferência …

Família de ativista saudita teme que esteja a ser torturada na prisão

Familiares de uma importante ativista dos direitos das mulheres da Arábia Saudita, detida desde maio de 2018, temem que esteja a ser torturada na prisão, uma vez que não dá notícias há vários meses. Loujain al-Hathloul, …