Cientistas portugueses testam melhorias no tratamento do traumatismo crânio-encefálico

2

(dr) Universidade de Coimbra

Equipa da Universidade de Coimbra investiga novas abordagens terapêuticas para o tratamento do traumatismo e para combater os seus efeitos secundários.

O traumatismo crânio-encefálico é uma lesão no tecido do cérebro que incapacita a função cerebral, de forma temporária ou permanente, e que pode ter consequências comportamentais e/ou cerebrais.

Este problema é uma das maiores causas de morte e incapacidade no mundo. Só na Europa morrem aproximadamente 100 mil pessoas por ano. No mesmo continente registam-se cerca de 2.5 milhões de casos, anualmente.

“Causa um grande impacto socio-económico e afecta, não só aqueles que sofrem o trauma, como também os cuidadores e as pessoas que rodeiam quem é diagnosticado com esta patologia”, lamenta Ricardo Leitão, investigador do Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia da Universidade de Coimbra.

Ricardo Leitão é responsável pelo projecto “Infiltração de neutrófilos através da barreira hemato-encefálica no traumatismo crânio-encefálico: papel da CXCL8”.

A investigação desta equipa de cientistas da Universidade de Coimbra serve para testar e encontrar novos alvos e abordagens terapêuticas para o traumatismo crânio-encefálico.

Os especialistas vão tentar combater os efeitos secundários deste traumatismo, além de tentar prevenir as alterações causadas por um trauma – mudanças comportamentais (perdas de memória, alterações de humor, dificuldades de aprendizagem e concentração) e cerebrais (perda de massa branca e diminuição de volume).

Já que não há uma terapia “eficaz e direccionada contra os seus efeitos negativos”, esta equipa quer encontrar terapias mais eficazes.

Os métodos actuais focam-se em tratar os efeitos secundários do trauma (edema, inflamação, convulsões, aumento da pressão intracraniana) – mas há pacientes que desenvolvem consequências comportamentais e alterações cerebrais significativas, meses ou anos após o evento traumático.

Para encontrar novas terapêuticas, a equipa de investigação vai utilizar modelos de culturas celulares para testar e avaliar a forma e os mecanismos usados pelos neutrófilos (células que integram o sistema imunológico, que têm um papel determinante na defesa do corpo contra focos inflamatórios e infeciosos) para migrarem da corrente sanguínea para o cérebro.

Vai ser também estudado o papel de uma proteína que está envolvida neste processo de invasão dos neutrófilos, uma vez que tem sido associada a um pior prognóstico e/ou a maior probabilidade de morte após um traumatismo crânio-encefálico.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

2 Comments

  1. Seria algo bom pelo menos no meu caso que, tive em 2007 acidente de viação e tive traumatismo e com isto, tenho problemas de memória. Foi a única sequela com que fiquei do traumatismo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.