Trovants, as estranhas “pedras vivas” da Roménia que intrigam moradores (e fascinam cientistas)

Nicubunu / Wikimedia

Trovants, as estranhas “pedras vivas” da Roménia

Costesti, uma pequena cidade na Roménia, é o lar de estranhas manifestações geológicas que intrigam os habitantes locais com a sua aparência orgânica. Estas “pedras vivas” inspiram mitos sobre a capacidade de crescerem e se moverem como se fossem seres vivos, em vez de objetos inanimados.

De acordo com o Science Alert, os trovants variam muito em forma e em tamanho: alguns cabem confortavelmente na palma da mão, enquanto outros atingem os 4,5 metros de altura. Dos cerca de cem trovants conhecidos, vistos em pelo menos 20 locais na Roménia, alguns só foram desenterrados depois de a areia à sua volta ter sido retirada.

Moldadas por terramotos há cerca de 6 milhões de anos, estas pedras são um tipo de concreção – grãos de areia sedimentares ou rochas unidas por um cimento de calcário (carbonato de cálcio).

“Algumas rochas são feitas de arenito, outras de cascalho”, disse Florin Stoican, gerente do Parque Nacional Buila-Vanturarita, à Radio Romania International, em 2010. “Na terminologia geológica, são feitos de arenito e conglomerados.”

Como os cientistas não encontraram nenhuma diferença entre os trovants e o substrato de areia circundante, suspeitam de que as formas esféricas foram formadas pela atividade sísmica intensa e de longa duração do Mioceno Médio.

As ondas de choque emanadas da Terra compactaram os sedimentos arenosos e concentraram o cimento calcário para moldar estas rochas incomuns.

À medida que o tempo foi passando, o arenito mais solto desgastou-se e expôs os trovants mais densos. Segundo o portal, as rochas não se movem tanto quanto os seres vivos, mas crescem cerca de 4 a 5 centímetros a cada 1.200 anos.

Estas formações movem-se muito lentamente e enfrentam mudanças na forma após períodos de chuva. A humidade também pode fazer com que estas estranhas rochas inchem de forma considerável, causando a impressão de um aumento imediato no tamanho.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ouvir 30 segundos de uma sonata de Mozart pode reduzir ataques de epilepsia

Ouvir a Sonata para Dois Pianos em Ré Maior (K448), de Wolfgang Amadeus Mozart, durante pelo menos 30 segundos, ajuda a reduzir a atividade elétrica cerebral associada à epilepsia resistente a medicação. Os resultados também sugerem …

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …