Cientistas estavam enganados. O Tamu Massif não é o maior vulcão do mundo

niksnut / Flickr

O vulcão Mauna Loa

O Mauna Loa, no Havai, conquistou novamente o título de maior vulcão do planeta, depois de um novo estudo sugerir que o antigo “vencedor”, o Tamu Massif, vai ser desqualificado por uma questão técnica. 

Segundo o Science Alert, a análise detalhada do campo magnético sobre o Tamu Massif, situado no noroeste do Oceano Pacífico, sugere que este não é um vulcão-escudo como se pensava anteriormente, mas sim parte de uma cadeia mesoceânica: uma estrutura geológica muito maior, formada à medida que as placas oceânicas se deslocam.

Isto significa que este vulcão perde assim o título alcançado em 2013, quando foi descoberto, de “maior vulcão do mundo”, devido à sua dimensão de 310 mil quilómetros quadrados, quase o tamanho do Novo México. 

“Este é realmente um grande sistema vulcânico, não um único vulcão”, diz o geofísico William Sager, da Universidade de Houston, no Texas, que também liderou o estudo inicial, publicado no Nature Geoscience, sobre a exploração do Tamu Massif. Na altura, o investigador disse estar “incomodado” com algumas questões que ainda não tinham sido respondidas.

No novo estudo, agora publicado na mesma revista científica, Sager e a restante equipa descobriram anomalias magnéticas no fundo do vulcão, sugerindo que o campo magnético da Terra foi invertido pelo menos uma vez durante a sua formação.

Os cientistas analisaram 4,6 milhões de leituras do campo magnético conseguidas por vários navios nos últimos 54 anos. Esses dados estavam ligados a mais leituras magnéticas relacionadas a localizações GPS conseguidas pelo navio de pesquisa Falkor para construir um mapa magnético.

De acordo com o mesmo site, o Tamu Massif ainda se pode contentar com o facto de fazer parte do maior sistema vulcânico do mundo.

“O maior vulcão do mundo é, na verdade, o sistema de cordilheiras no meio do oceano, que se estende por cerca de 65 mil quilómetros à volta do mundo, como pontos de uma bola de beisebol”, diz Sager.

Para além de reclassificar o Tamu Massif, o estudo tem outras implicações importantes relativamente a como os planaltos oceânicos são formados. Antes, acreditava-se que planaltos deste tamanho não poderiam ser produzidos por alastramento do fundo do mar, onde a atividade vulcânica cria uma crosta oceânica, empurrando-a para fora de uma erupção central.

O Tamu Massif veio mostrar o contrário e sugere que as formações do planalto oceânico não são tão semelhantes aos basaltos de inundação continentais – os resultados de erupções vulcânicas na terra – como se pensava anteriormente.

Desta forma, o vulcão Mauna Loa, no Havai, volta a conquistar o título de maior vulcão do planeta.

“A Ciência é um processo e está sempre a mudar. Havia aspectos da primeira investigação que me incomodavam, então propus uma nova viagem e voltei para recolher o novo conjunto de dados magnéticos que levou a este novo resultado”, explica Sager.

“Na Ciência, temos sempre de questionar aquilo que pensamos que sabemos e confirmar e reconfirmar as nossas suposições. No final, trata-se de chegar o mais perto possível da verdade – não importa onde isso nos leve”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …

Cruzeiros vazios no meio do oceano tornam-se destinos turísticos

Embarcados num pequeno ferry, turistas dirigem-se até aos locais onde grandes navios cruzeiros estão parados e desertos. Esta foi uma solução encontrada para reavivar o setor. A pandemia de covid-19 está a fazer com que, genericamente, …

Todas as pensões mais baixas vão ter aumento extra de dez euros

As pensões mais baixas, até aos 658 euros, vão ter um aumento extraordinário de dez euros no próximo ano. O Governo confirmou a informação avançada pelo PCP. A ministra do Trabalho e Segurança Social, Ana Mendes …

Na fase inicial da pandemia, o setor privado "não quis e não entrou no combate à pandemia"

A antiga ministra da Saúde Ana Jorge considera que os privados podem ser envolvidos na luta contra a pandemia, recebendo doentes não covid-19, mas avisa que é preciso um “equilibro” nessa ação, depois de estes …

Uso de máscara pode salvar 130 mil vidas nos EUA até final de fevereiro, revela estudo

As medidas de distanciamento social, principalmente o uso de máscaras em público, podem salvar até 130 mil vidas nos Estados Unidos (EUA), revelou um novo estudo divulgado na sexta-feira. Em abril, o Presidente dos Estados Unidos …

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …