Cientistas estavam enganados. O Tamu Massif não é o maior vulcão do mundo

niksnut / Flickr

O vulcão Mauna Loa

O Mauna Loa, no Havai, conquistou novamente o título de maior vulcão do planeta, depois de um novo estudo sugerir que o antigo “vencedor”, o Tamu Massif, vai ser desqualificado por uma questão técnica. 

Segundo o Science Alert, a análise detalhada do campo magnético sobre o Tamu Massif, situado no noroeste do Oceano Pacífico, sugere que este não é um vulcão-escudo como se pensava anteriormente, mas sim parte de uma cadeia mesoceânica: uma estrutura geológica muito maior, formada à medida que as placas oceânicas se deslocam.

Isto significa que este vulcão perde assim o título alcançado em 2013, quando foi descoberto, de “maior vulcão do mundo”, devido à sua dimensão de 310 mil quilómetros quadrados, quase o tamanho do Novo México. 

“Este é realmente um grande sistema vulcânico, não um único vulcão”, diz o geofísico William Sager, da Universidade de Houston, no Texas, que também liderou o estudo inicial, publicado no Nature Geoscience, sobre a exploração do Tamu Massif. Na altura, o investigador disse estar “incomodado” com algumas questões que ainda não tinham sido respondidas.

No novo estudo, agora publicado na mesma revista científica, Sager e a restante equipa descobriram anomalias magnéticas no fundo do vulcão, sugerindo que o campo magnético da Terra foi invertido pelo menos uma vez durante a sua formação.

Os cientistas analisaram 4,6 milhões de leituras do campo magnético conseguidas por vários navios nos últimos 54 anos. Esses dados estavam ligados a mais leituras magnéticas relacionadas a localizações GPS conseguidas pelo navio de pesquisa Falkor para construir um mapa magnético.

De acordo com o mesmo site, o Tamu Massif ainda se pode contentar com o facto de fazer parte do maior sistema vulcânico do mundo.

“O maior vulcão do mundo é, na verdade, o sistema de cordilheiras no meio do oceano, que se estende por cerca de 65 mil quilómetros à volta do mundo, como pontos de uma bola de beisebol”, diz Sager.

Para além de reclassificar o Tamu Massif, o estudo tem outras implicações importantes relativamente a como os planaltos oceânicos são formados. Antes, acreditava-se que planaltos deste tamanho não poderiam ser produzidos por alastramento do fundo do mar, onde a atividade vulcânica cria uma crosta oceânica, empurrando-a para fora de uma erupção central.

O Tamu Massif veio mostrar o contrário e sugere que as formações do planalto oceânico não são tão semelhantes aos basaltos de inundação continentais – os resultados de erupções vulcânicas na terra – como se pensava anteriormente.

Desta forma, o vulcão Mauna Loa, no Havai, volta a conquistar o título de maior vulcão do planeta.

“A Ciência é um processo e está sempre a mudar. Havia aspectos da primeira investigação que me incomodavam, então propus uma nova viagem e voltei para recolher o novo conjunto de dados magnéticos que levou a este novo resultado”, explica Sager.

“Na Ciência, temos sempre de questionar aquilo que pensamos que sabemos e confirmar e reconfirmar as nossas suposições. No final, trata-se de chegar o mais perto possível da verdade – não importa onde isso nos leve”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …

Menos plástico e menos jantares. Partidos prometem campanha eleitoral mais sustentável

A sustentabilidade e a proteção do ambiente estão entre as preocupações dos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas, com algumas direções a comprometerem-se em diminuir a pegada ecológica e reduzir no plástico, numa campanha …