Surto de covid-19 na cadeia de Izeda. Há 371 casos positivos nas prisões

A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) contabiliza 371 casos positivos de covid-19 entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em Centros Educativos, tendo 18 casos positivos sido agora detetados na cadeia de Izeda, em Bragança.

Em comunicado, a DGRSP, cujo universo é de cerca de 20 mil pessoas, informou que, após lhe terem sido comunicados quatro casos positivos de trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Izeda, testou, na quarta e na quinta-feira, “todos os 277 reclusos” daquela prisão e os seus 116 trabalhadores, tendo os resultados recebidos, até ao momento, indicado “haver nove reclusos e nove trabalhadores” com resultados positivos.

“No âmbito do plano de contingência em execução, a DGRSP determinou a afetação dos reclusos positivos, genericamente assintomáticos, a um setor independente do Estabelecimento Prisional de Izeda onde permanecerão em isolamento, separados da restante população prisional e sob vigilância e acompanhamento clínico”, adianta a DGRSP, observando que ficam suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados.

Os reclusos manterão, contudo, o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e a telefonar.

Quanto ao total de 371 casos positivos, a DGRSP especifica que se reporta a 86 trabalhadores (59 guardas prisionais, 13 profissionais de saúde, seis técnicos profissionais de reinserção social, quatro auxiliares técnicos, dois professores e um auxiliar de cozinha e uma segurança de empresa privada), bem como a 283 reclusos e duas crianças filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires.

Os casos positivos entre reclusos repartem-se pelo Estabelecimento prisional de Tires (130), Lisboa (93) e Guimarães (23). Izeda soma nove detetados com os últimos testes realizados.

Na esfera da DGRSP contabilizam-se também 198 casos recuperados, sendo 103 de trabalhadores, 91 de reclusos e quatro de jovens internados em Centros Educativos.

“No Estabelecimento Prisional de Tires, após a nova testagem aos casos positivos para critérios de alta, foram comunicados já 18 casos que deram negativo, pelo que, de momento, neste estabelecimento prisional o número de reclusas positivas desceu para 130, mantendo-se inalterados os valores relativos às duas crianças que se encontram com as suas mães e aos oito trabalhadores (cinco guardas prisionais, dois profissionais de saúde e uma auxiliar de cozinha de empresa externa)”, precisa a DGRSP, entidade tutelada pelo Ministério da Justiça.

Nestes três estabelecimentos mantêm-se, assim, suspensas as atividades de formação escolar e profissional e de trabalho, bem como as visitas, com exceção das dos advogados.

Segundo a DGRSP, os reclusos, a quem são diariamente entregues máscaras, manterão, naturalmente, o direito legalmente consagrado a recreio a céu aberto e a telefonar, enquanto os trabalhadores em serviço nos espaços em que se encontram alojados os reclusos com testes positivos estão apetrechados com o equipamento de proteção individual adequado, nomeadamente máscaras FFP2.

Esta semana, em resposta à agência Lusa sobre a não utilização generalizada de máscaras pelos reclusos, a DGRSP referiu que em apenas algumas situações esta medida é recomendada.

Os Sindicatos do Corpo dos Guardas Prisionais têm criticado a falta do uso generalizado de máscaras entre a população prisional, considerando que a sua utilização poderia evitar os surtos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …