Lanterna, água e comida em casa. Suécia prepara-se para cortes de energia “sem precedentes”

Andy Rain / PA

O governo sueco disse na quarta-feira à população para se preparar para cortes de energia “sem precedentes” neste inverno, cenário originado pelo frio, pela paragem de reatores nucleares e pela escassez de gás oriundo da Rússia.

“O risco de cortes é real e os suecos devem preparar para isto. A Suécia nunca esteve nesta situação”, afirmou em conferência de imprensa Carl-Oskar Bohlin, ministro da Proteção Civil, citado a agência Reuters.

De acordo com a CNN Portugal, que cita a Reuters, os preços da energia dispararam nos países nórdicos, devido ao receio provocado pela diminuição das exportações de gás russo para a Europa.

O Governo sueco emitiu também uma série de recomendações para a eventualidade de cortes de energia. As autoridades aconselham a população a ter ao seu dispor um rádio a pilhas, lanternas, água engarrafada e comida de fácil preparação. Em caso de um corte prolongado, cada agregado familiar deve ainda definir uma divisão da casa para permanecer, de modo a preservar o calor ao máximo.

“Aqueles que, em circunstâncias normais, conseguem tomar conta de si, devem também ser capazes de o fazer numa crise como a de um corte de energia. É melhor estar preparado do que não. Isto não é uma tentativa de ser alarmista”, clarificou ainda Bohlin.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.