Cientistas descobrem um sexto paladar básico detetado pela língua

Maxine Eschger.

Salmiak é um tipo de alcaçuz que é uma guloseima escandinava.

Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia fizeram uma descoberta que sugere a existência de um potencial sexto sabor básico.

Embora estejamos familiarizados com o doce, o salgado, o azedo, o amargo e o umami, esta nova sensação gustativa está ligada ao cloreto de amónio, vulgarmente conhecido como salmiak.

O cloreto de amónio não é muito utilizado em todo o mundo, mas pode ser encontrado no alcaçuz salgado e é apreciado nos países escandinavos.

“Se vive num país escandinavo, estará familiarizado com este sabor e poderá gostar dele”, reconheceu Emily Liman, autora principal do novo estudo, citada pelo jornal inglês Daily Mail.

Embora os cientistas saibam há muito tempo que a língua reage ao cloreto de amónio, o mecanismo por detrás desta reação não era claro até agora. Os investigadores concentraram-se numa proteína chamada OTOP1, conhecida por detetar sabores azedos, para ver se também poderia responder ao cloreto de amónio.

Em experiências, o gene OTOP1 foi introduzido em células humanas cultivadas em laboratório, levando-as a produzir a proteína OTOP1. Estas células modificadas foram então expostas a ácido e cloreto de amónio para medir as suas respostas.

Os resultados foram claros: o cloreto de amónio ativou severamente o canal OTOP1, tão eficazmente como os ácidos. Outros testes em ratos de laboratório revelaram que os que tinham o gene OTOP1 evitavam o cloreto de amónio, enquanto os que não o tinham não mostravam aversão ao sabor.

Liman sugere que a capacidade de sentir o sabor do cloreto de amónio pode ter evoluído como um mecanismo de proteção, ajudando os seres humanos a evitar o consumo de substâncias com elevadas concentrações de amónio, que podem ser tóxicas. O amónio é normalmente encontrado em produtos residuais, como fertilizantes.

Os resultados do estudo foram publicados este mês na revista Nature Communications. Os investigadores reconhecem que se trata de uma investigação inicial, mas esperam que as suas descobertas estimulem novas investigações sobre este potencial sexto sabor básico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.