/

Semana de quatro dias: 5 vantagens vs. 5 desvantagens

O novo sistema já está a ser aplicado em Portugal. A ideia é aumentar a produtividade das empresas e o bem-estar dos trabalhadores.

A semana de quatro dias, que já chegou a Portugal, tem ganhado adeptos em diversos países – mas também há quem esteja totalmente contra.

A ideia é aumentar a produtividade das empresas e o bem-estar dos trabalhadores; produzir o mesmo (ou mais) em menos horas de trabalho por semana.

A Factorial, empresa de software para a gestão dos Recursos Humanos, elaborou uma lista de cinco vantagens e cinco desvantagens deste modelo, publicada no portal Creative News.

Prós

A primeira vantagem é a mais comentada: maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. As pessoas ficam com mais tempo para o resto da sua vida.

O segundo ponto positivo é o aumento da produtividade, em princípio. Porque as pessoas estão mais motivadas, em princípio.

Há também uma gestão eficiente do tempo porque quem trabalha tem de ter maior foco e atenção na concretização das suas tarefas (têm menos tempo para isso).

Diminui-se o impacto ambiental: menos dias de trabalhos, menos viagens para o trabalho.

A fechar a lista de vantagens, mas não menos importante: a redução de custos. Gasta-se menos luz, menos água e há poupança – também de dinheiro – nas deslocações.

Contras

Nem todas as empresas conseguem aplicar este sistema. Há empresas que estão a funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Dependendo do sector, pode não resultar.

A adaptação não será fácil, sobretudo no início. Para os dois lados: patrões e trabalhadores.

A terceira desvantagem tem a ver com a terceira vantagem: uma maior gestão eficiente do tempo obriga a um maior desenvolvimento do foco e da atenção para manter a produtividade. Menos distracções, menos pausas, talvez maior stress.

A satisfação do cliente pode diminuir. Como há menos um dia por semana na empresa para atender os clientes, os protestos podem aumentar do outro lado.

Por fim, se este regime for mal aplicado, se a legislação não for totalmente clara, a ansidade pode aumentar nos trabalhadores.

Com tudo isto, ficam cinco sugestões para quem quer passar a trabalhar durante quatro dias por semana: foco nos resultados, bom planeamento semanal, menos reuniões semanais, abraçar a tecnologia e avaliar as novas rotinas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.