RTP gastou 13 milhões de euros no ano passado em rescisões, mas lucro mais do que duplicou

Conceição Pires / RTP

-

A RTP gastou no ano passado 13 milhões de euros em rescisões por mútuo acordo, refere a empresa no relatório e contas de 2014 a que a Lusa teve hoje acesso.

“Embora não afete a conta exploração de 2014, de notar que a empresa despendeu o valor de 13 milhões de euros em rescisões por mútuo acordo, razão pela qual teve de conter as despesas de investimento e alargar a utilização de crédito de curto prazo, dado não estar ainda contratado o financiamento de médio e longo prazo previsto para apoio às medidas de reestruturação”, refere o documento.

O número de trabalhadores da empresa no final de 2014 era de 1.689, menos 129 que em 2013 (1.818).

Do total de 1.689 trabalhadores, 1.672 eram contratados sem termo, 14 a termo certo, um a termo incerto e dois em comissão de serviço.

O lucro da RTP subiu 146,2% no ano passado, face a 2013, para 38,2 milhões de euros, enquanto os rendimentos operacionais, constituídos por fundos públicos e receitas comerciais, recuaram 9% para 213,5 milhões de euros.

Os gastos operacionais atingiram 211,9 milhões de euros, mais 0,7% do que em 2013.

Recorde-se que no ano passado a RTP deixou de receber indenização compensatória, passando a depender da taxa de contribuição para o audiovisual (CAV) e das receitas comerciais, tendo os fundos públicos recuado 15,1% face a 2013, para 164,9 milhões de euros.

Em 2014, os capitais próprios da RTP continuaram negativos, mas “apresentaram uma evolução positiva de 38,2 milhões de euros face a 2013, decorrente exclusivamente do resultado líquido positivo em 2014”, refere a empresa no seu relatório e contas.

No final de dezembro, o capital próprio da RTP era negativo em 29,6 milhões de euros, tendo diminuído 56,4% face a 2013.

“Este comportamento reflete um dos grandes objetivos prosseguidos pela RTP desde 2003, o de conseguir a estabilidade financeira do serviço público, apenas possível com uma estrutura de capitais positiva”, refere a empresa no relatório.

Sublinha-se ainda que “a RTP atinge o menor passivo bancário da sua história e aproxima-se de ter capitais próprios positivos”.

As receitas comerciais da RTP subiram 20,6% no ano passado, face a 2013, para 48 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas de 2014 a que a Lusa teve hoje acesso.

“As receitas comerciais no exercício de 2014 ascenderam a 48 milhões de euros, 8,2 milhões de euros acima do verificado em 2013. Este aumento de receitas comerciais não é, obviamente, suficiente para colmatar o diferencial verificado nos fundos públicos. O principal motivo prende-se com a venda de conteúdos que aumentou 3,4 milhões de euros face a 2013, e com a multimédia e Internet, que aumentou 3,9 milhões de euros”, refere a empresa.

As receitas de publicidade avançaram 7,6% para 19,8 milhões de euros, enquanto as relativas à distribuição por cabo recuaram em 3,8% para 12,7 milhões de euros.

A prestação de serviços a terceiros aumentou 40,6% para 2,6 milhões de euros, e a venda de conteúdos mais que quintuplicou (516,2%) para quatro milhões de euros.

As outras receitas diminuíram 30% para 1,6 milhões de euros.

As contas de 2014 dizem respeito ao período em que Alberto da Ponte liderava o Conselho de Administração da RTP, uma vez que o atual executivo de Gonçalo Reis só entrou em funções em fevereiro último.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É privatizar. Não temos nada que andar a pagar 200 milhões de taxas para dar de mamar a alguns. As obrigações de serviço público devem ser extensíveis a todos os canais e não precisamos de nenhuma mamadeira pública.

RESPONDER

Partido Trabalhista britânico sofre dois ciberataques (e suspeita-se que tenham "dedo" russo)

O Partido Trabalhista britânico sofreu dois ataques informáticos em apenas dois dias. Contudo, o partido de Jeremy Corbyn admite que os ataques falharam e que as suas plataformas estão operacionais. Num espaço de apenas dois dias, …

Sterling tentou fazer "mata-leão" a Joe Gomez e foi afastado da convocatória

O estágio da seleção inglesa para os jogos da Qualificação para o Campeonato da Europa, frente ao Montenegro e ao Kosovo, não poderia ter começado da pior forma. Raheem Sterling foi afastado da equipa após …

Alunos com gaguez não terão de fazer exames orais

Os alunos com gaguez podem ser dispensados da realização das provas orais. Há dois anos, estes exames passaram a integrar a avaliação externa em línguas estrangeiras nos exames do ensino secundária e nas provas de …

PSD. Só 15,8% dos militantes poderiam votar se eleições diretas fossem hoje

A dois meses das eleições diretas no PSD, há hoje perto de 17.000 militantes com quotas em dia, que podem ser pagas até 22 de dezembro, de acordo com informação disponibilizada online pelo partido. Se as …

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …