RTP gastou 13 milhões de euros no ano passado em rescisões, mas lucro mais do que duplicou

Conceição Pires / RTP

-

A RTP gastou no ano passado 13 milhões de euros em rescisões por mútuo acordo, refere a empresa no relatório e contas de 2014 a que a Lusa teve hoje acesso.

“Embora não afete a conta exploração de 2014, de notar que a empresa despendeu o valor de 13 milhões de euros em rescisões por mútuo acordo, razão pela qual teve de conter as despesas de investimento e alargar a utilização de crédito de curto prazo, dado não estar ainda contratado o financiamento de médio e longo prazo previsto para apoio às medidas de reestruturação”, refere o documento.

O número de trabalhadores da empresa no final de 2014 era de 1.689, menos 129 que em 2013 (1.818).

Do total de 1.689 trabalhadores, 1.672 eram contratados sem termo, 14 a termo certo, um a termo incerto e dois em comissão de serviço.

O lucro da RTP subiu 146,2% no ano passado, face a 2013, para 38,2 milhões de euros, enquanto os rendimentos operacionais, constituídos por fundos públicos e receitas comerciais, recuaram 9% para 213,5 milhões de euros.

Os gastos operacionais atingiram 211,9 milhões de euros, mais 0,7% do que em 2013.

Recorde-se que no ano passado a RTP deixou de receber indenização compensatória, passando a depender da taxa de contribuição para o audiovisual (CAV) e das receitas comerciais, tendo os fundos públicos recuado 15,1% face a 2013, para 164,9 milhões de euros.

Em 2014, os capitais próprios da RTP continuaram negativos, mas “apresentaram uma evolução positiva de 38,2 milhões de euros face a 2013, decorrente exclusivamente do resultado líquido positivo em 2014”, refere a empresa no seu relatório e contas.

No final de dezembro, o capital próprio da RTP era negativo em 29,6 milhões de euros, tendo diminuído 56,4% face a 2013.

“Este comportamento reflete um dos grandes objetivos prosseguidos pela RTP desde 2003, o de conseguir a estabilidade financeira do serviço público, apenas possível com uma estrutura de capitais positiva”, refere a empresa no relatório.

Sublinha-se ainda que “a RTP atinge o menor passivo bancário da sua história e aproxima-se de ter capitais próprios positivos”.

As receitas comerciais da RTP subiram 20,6% no ano passado, face a 2013, para 48 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas de 2014 a que a Lusa teve hoje acesso.

“As receitas comerciais no exercício de 2014 ascenderam a 48 milhões de euros, 8,2 milhões de euros acima do verificado em 2013. Este aumento de receitas comerciais não é, obviamente, suficiente para colmatar o diferencial verificado nos fundos públicos. O principal motivo prende-se com a venda de conteúdos que aumentou 3,4 milhões de euros face a 2013, e com a multimédia e Internet, que aumentou 3,9 milhões de euros”, refere a empresa.

As receitas de publicidade avançaram 7,6% para 19,8 milhões de euros, enquanto as relativas à distribuição por cabo recuaram em 3,8% para 12,7 milhões de euros.

A prestação de serviços a terceiros aumentou 40,6% para 2,6 milhões de euros, e a venda de conteúdos mais que quintuplicou (516,2%) para quatro milhões de euros.

As outras receitas diminuíram 30% para 1,6 milhões de euros.

As contas de 2014 dizem respeito ao período em que Alberto da Ponte liderava o Conselho de Administração da RTP, uma vez que o atual executivo de Gonçalo Reis só entrou em funções em fevereiro último.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É privatizar. Não temos nada que andar a pagar 200 milhões de taxas para dar de mamar a alguns. As obrigações de serviço público devem ser extensíveis a todos os canais e não precisamos de nenhuma mamadeira pública.

RESPONDER

Turistas estão a invadir Hallstatt, a aldeia austríaca que terá inspirado "Frozen"

Considerado Património Mundial pela UNESCO desde 1997, Hallstatt, na Áustria, possui apenas 778 moradores e tem uma sequência de casas em estilo alpino. Em 2010, antes do lançamento do primeiro filme da Disney, "Frozen", a cidade …

Teerão vai enviar caixa negra do avião abatido para a Ucrânia

O Irão vai enviar para a Ucrânia as gravações da caixa negra do avião ucraniano que abateu acidentalmente, na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais. Hassan Rezaeifer, chefe de investigações de acidentes do …

António Folha já não é treinador do Portimonense

O treinador apresentou a demissão do comando técnico do Portimonense, este sábado, depois de perder na deslocação ao lanterna-vermelha Desportivo das Aves, por 3-0. "Antes de me fazerem qualquer pergunta sobre o jogo, queria transmitir que …

Há pombos cowboys em Las Vegas (e voluntários estão a tentar salvá-los)

Por alguma razão, alguém decidiu colar chapéus vermelhos minúsculos de cowboy em pombos de Las Vegas, nos Estados Unidos. Agora, a equipa do Lofty Hopes Pigeon Rescue está a tentar salvá-los. Há uma missão para resgatar …

Youtube encaminha milhões de utilizadores para desinformação climática

Os algoritmos do YouTube estão a encaminhar milhões de utilizadores de vídeos de empresas para a desinformação sobre as alterações climáticas, através de serviços de publicidade online, de acordo com uma investigação da comunidade virtual …

Paulo Gomes é o novo presidente do Vitória de Setúbal

O ex-vice-presidente, líder da lista D, foi eleito presidente do Vitória de Setúbal para o mandato 2020-2023, com um total de 875 votos. Paulo Gomes, de 50 anos, foi o mais votado das cinco listas candidatas, …

O mercado online de leite materno está a crescer (mas pode ser mau para os bebés)

https://vimeo.com/385229063 Para os pais que querem que o seu filho beba leite materno, mas que não conseguem produzi-lo, a possibilidade de o poder comprar na Internet pode parecer uma boa solução. No entanto, este mercado não …

Regina Duarte convidada para suceder a secretário da Cultura demitido

A atriz brasileira confirmou, na sexta-feira, ter sido convidada pelo Presidente do país para liderar a Secretaria da Cultura do Governo, após a exoneração de Roberto Alvim por ter parafraseado um discurso nazi. "É isso, recebi …

Universidade de Harvard quer criar 127 novos estados nos EUA

A Harvard Law Journal, da Universidade de Harvard, publicou um plano ousado - mas, segundo os autores, completamente constitucional - para salvar a democracia: criar 127 novos e minúsculos estados. Atualmente, todos os estados dos Estados …

IL quer reduzir IVA da alimentação infantil e retirar limitação etária nas deduções do IRS

A Iniciativa Liberal apresentou, esta sexta-feira, duas propostas para reduzir o IVA da alimentação para crianças pequenas para 6% e para eliminar a limitação etária na dedução do IRS para famílias que tenham mais do …