/

Rock in Rio obriga o “Rock in Rio Febras” a mudar de nome (não é uma piada)

Rock in Rio Febras

A empresa que organiza o Rock in Rio Lisboa acusa um pequeno festival de Guimarães de “concorrência desleal”. Tudo por causa do seu nome: é o Rock in Rio Febras que, mesmo sem se poder pronunciar o seu nome, vai acontecer na mesma em Briteiros – S. Salvador, no próximo dia 22 de Julho.

O caso é divulgado na página do Facebook do “Rock in Rio Febras”, onde se relata, com bom humor, que foram contactados pelos advogados da Rock World Lisboa, a empresa responsável pela organização do Rock in Rio Lisboa, com a ameaça de uma acção legal, caso não alterem o nome.

“Comunicamos (com um enorme sorriso de orgulho) que uma atenta, responsável e conceituada sociedade de advogados da capital, nos notificou, em representação da ROCK WORLD LISBOA, S.A., entidade organizadora do Rock in Rio Lisboa (sim, esse mesmo), de que teve conhecimento do sucesso do Rock in Rio Febras de 2022, e da organização da edição de 2023, e teme a confusão que a semelhança entre a designação dos dois eventos pode provocar no cidadão incauto”, explica-se na publicação do Facebook.

Acusam-nos ainda de “concorrência desleal” (não é piada)”, nota-se ainda. “Desta forma, foi-nos veementemente sugerido que alterássemos o nome do festival, sob pena de sermos alvo de acção legal“, aponta-se também.

Festival de entrada livre e com fins solidários

Este festival que está marcado para o próximo dia 22 de Julho em Briteiros – S. Salvador, aldeia de cerca de mil habitantes no concelho de Guimarães, é de entrada livre e tem o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara vimaranense.

O presidente da Casa do Povo de Briteiros, Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que organiza o “Rock in Rio Febras”, diz à agência Lusa que se trata de uma iniciativa de um grupo de jovens da freguesia.

“Não tem qualquer intenção (antes isso fosse possível) de concorrer com o ‘Rock in Rio'”, realça este responsável, Vasco Marques.

O evento organiza-se nas margens do Rio Febras que atravessa a freguesia e depende do “trabalho voluntário de um conjunto de pessoas da comunidade da freguesia de S. Salvador de Briteiros”, salienta também Vasco Marques.

“As poucas receitas que poderá ter” revertem para o Centro de Dia da Casa do Povo de Briteiros, acrescenta.

Rock no Rio Febras, “ou talvez “Rock near (but not “in”) Rio Febras”

Na página do Facebook do festival, pede-se “desculpa a todos aqueles que possam ter ficado baralhados por esta infeliz situação, apesar da óbvia diferença entre os dois eventos – um tem uma alegria contagiante, uma parte solidária, e as melhores bandas e DJ’s do Mundo; o outro acontece em Lisboa”.

“Se por acaso cobrássemos bilhete, certamente nos disponibilizaríamos para devolver a quantia paga“, acrescenta-se no mesmo tom de bom humor.

“Após consultarmos a nossa vasta equipa de qualificados especialistas, jurídicos e não só, que acompanha a organização deste evento, e imbuídos do nosso espírito característico “make peace, not war”, ou em português, “queremos lá saber do nome!”, decidimos aceder ao pedido que nos foi tão vigorosamente feito”, continua-se na publicação.

Deste modo, os responsáveis do festival destacam que o evento passará a ser designado “Rock no Rio Febras”, “ou talvez “Rock near (but not “in”) Rio Febras”, “quiçá “Rock around Rio Febras”“. “Ainda há alguma indecisão, mas asseguramos o nosso público de que estamos a trabalhar no assunto com a seriedade que o momento exige”, salientam.

Posto isto, os responsáveis do “festival cujo nome não pode ser pronunciado” asseguram que o evento está garantido no próximo dia 22 de Julho, no parque fluvial de Briteiros, junto às margens do Febras.

Estão previstas as actuações de Smartini, Crocky Girls, Ledher Blue, Juanito Caminante, Gaspea, Gordilho, Segundo Minuto, Berto, Pedro Conde e Quarta às Nove.

Susana Valente, ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.