Revelados novos petróglifos neolíticos nas cavernas da “Montanha Alienígena”

Aravinda Ravibhanu

Reconstrução parcial e montagem de figuras antropomórficas na Danigala Circular Rock

Um astrobiólogo e geólogo do Sri Lanka descobriu “petróglifos neolíticos únicos” muito diferentes dos até agora descobertos no Sri Lanka. Estas verdadeiras obras de arte foram esculpidas nas paredes das cavernas na lendária “Montanha Alienígena”.

Segundo explica o astrobiólogo e geólogo Aravinda Ravibhanu Sumanarathn, autor de um estudo preliminar publicado no início deste mês no Research Gate, “pela primeira vez, no Sri Lanka, encontramos petróglifos associados ao período Neolítico“.

“Esta é a história dos petróglifos neolíticos perdidos da Danigala Circular Rock, a famosa Montanha Alienígena — um nome algo sensionalista, que brevemente mostrará a sua razão de ser”, diz Sumanarathn, diretor da Unidade de Pesquisa em Astrobiologia do Sri Lanka e especialista em pesquisa paleontológica sobre vida extraterrestre.

Segundo adianta o Ancient Origins, as evidências científicas sugerem que as populações do Paleolítico chegaram ao Sri Lanka por volta de 300 mil anos A.C. Nos tempos antigos, esta ilha era uma zona rica em caça, e por isso atrativa para os habitantes do Mesolítico.

A Danigala Circular Rock é uma formação geológica única, localizada em Polonnaruwa, no centro do país. De acordo com o Attractions In Sri Lanka, é “ponto de avistamento de OVNIs”, por isso conhecida localmente como Montanha Alienígena. A povoação mais antiga ali encontrada foi datada pelo paleontólogo Paulus Deraniyagala em 125 mil anos AC.

Danigala Circular Rock

A região é “rica em numerosas formações geológicas e geomorfológicas”, com realce para a abundância de eco-diversidade local que se acumulou desde o Pré-cambriano, e que se estende desde a formação da Terra cerca há 4,6 mil milhões de anos, até ao surgimento do Período Cambriano, há cerca de 541 milhões de anos – quando as primeiras criaturas com exoesqueleto apareceram.
PARTILHAR

RESPONDER

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também para os registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …

Ginastas alemãs usam fato integral para combater sexualização da modalidade

Ao contrário do que acontece com os ginastas masculinos, que podem optar por calções ou calças, as mulheres competem, desde o início da modalidade, de bodies que expõem grande parte do seu corpo. Quando, no último …

Tribunal europeu dá razão à SIC e condena Estado por violar liberdade de expressão

Portugal foi condenado pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem (TEDH) por violação da liberdade de expressão num caso em que a SIC foi obrigada a indemnizar um ex-deputado do PS por ofensa à sua …