Réptil gigante mordeu 46 vezes a perna de uma preguiça (e há um fóssil que o prova)

(dr) Rodolfo Salas-Gismondi

Há 13 milhões de anos, uma preguiça passeou demasiado perto da água. Um réptil gigante, semelhante a um crocodilo, atacou-a severamente, deixando 46 marcas na pata traseira do animal.

Em 2004, o paleontólogo argentino François Pujos encontrou um fóssil danificado de uma tíbia, um dos ossos da perna, na Formação Pebas ao longo do Rio Napo, no Peru. Durante vários anos, o investigador permaneceu sem saber o que seriam as marcas contidas no fóssil, até agora: afinal, eram mordidas.

Para o novo estudo, publicado recentemente na Biology Letters, a equipa de cientistas analisou as 46 marcas e chegou à conclusão de que seriam mordidas deixadas por um Purussaurus, um réptil gigante que se assemelha aos crocodilos de hoje e que pode atingir os 10 metros de comprimento, o que o torna o maior predador não marinho conhecido após a extinção de dinossauros não aviários.

Quanto à vítima, os cientistas suspeitam de que se trata de uma preguiça terrestre (Pseudoprepotherium sp.), que terá vivido há, pelo menos, 13 milhões de anos.

“A mordida foi tão poderosa que muitos dentes perfuraram a tíbia e romperam extensas porções do osso cortical. A preguiça terrestre não sobreviveu“, explicou Rodolfo Salas-Gismondi, paleontólogo do Laboratório de BioGeoCiências da Universidade Cayetano Heredia em Lima, no Peru.

Segundo o Live Science, análises anteriores indicavam que a mordida mais poderosa do reino animal alguma vez analisada era, pelo menos, quatro vezes menos forte do que a deste crocodilo.

“Este é um retrato incomum do comportamento alimentar do maior predador não marinho desde a extinção dos dinossauros não aviários. Recuperamos milhares de ossos fósseis das localidades amazónicas e, até agora, a tíbia da preguiça é o único osso com marcas de dentes que descobrimos”, informou Salas-Gismondi.

A partir desta descoberta, os investigadores foram capazes de reconstruir o exato momento em que o crocodilo atacou a preguiça, há 13 milhões de anos, na região onde atualmente se situa o Peru.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …