//

Reconstrução 3D mostra rosto de Júlio César como nunca antes visto

4

Rijksmuseum van Oudheden

Reconstrução 3D do rosto de Júlio César

O Imperador Romano Júlio César ganhou um novo rosto graças a uma reconstrução 3D realizada na Holanda, que o apresenta como nunca visto antes, com uma peculiar “protuberância” na cabeça.

A reconstrução 3D do rosto de Júlio César foi feita a partir de um busto do Imperador Romano que faz parte da colecção do Museu Nacional de Antiguidades da Holanda.

Retratado com olhos pretos, pele branca e falta de cabelo, o que ressalta à vista é contudo, a “protuberância maluca na cabeça”, constata o arqueólogo Tom Buijtendorp, citado pelo jornal holandês HLN.

Foi Buijtendorp quem teve a ideia para este projecto, aproveitando a divulgação do novo busto 3D de Júlio César para lançar o seu livro sobre o Imperador Romano.

O novo busto foi criado pela arqueóloga e antropologista física Maja d’Hollosy, que é especializada na reconstrução de faces, e teve por base o já referido retrato de mármore que faz parte da colecção do Museu, e as investigações de Tom Buijtendorp.

D’Hollosy também recorreu a um segundo busto de Júlio César, o chamado busto Tusculum, por ter sido encontrado nesta cidade do sul de Itália, bem como a imagens do Imperador encontradas em moedas do período romano.

O resultado final, que está em exibição no Museu em Leiden, até ao fim de Agosto, é surpreendente e mostra Júlio César com uma imagem bem diferente da que conhecíamos.

Ele cai um pouco do seu pedestal agora. Era menos heróico do que o esperado, em termos de vitórias e de aparência”, considera Buijtendorp.

O arqueólogo também refere que a peculiar forma da cabeça de Júlio César pode ter sido resultado de “um parto difícil“.

SV, ZAP //

4 Comments

  1. Ainda dá uns ares do Berlusconi… E porque raio teria de ser “heróico”? Algum dos recentes líderes históricos tem um ar heróico?

  2. Só uma nota, Júlio César nunca foi Imperador romano. Afirmar isso é errado. Foi ditador absoluto, como resultado do seu prestígio militar e político, centrando em si um enorme poder, explicar como aqui chegou seria demasiado extenso. Foi devido a esse receio de poder colocar em causa a República romana, que deu origem ao seu assassinato em 44 a.C., nos famosos idos de Março. Na verdade, nem mesmo Octávio nomeado Augusto pelo senado, e considerado como o primeiro Imperador, se pode ligeiramente e sem reservas apelidar de tal. Na verdade os seus poderes mais importantes eram o ser o pontifex maximus, proconsul e ter o poder de tribuno! A Republica Romana manteve-se, paulatinamente perdeu esse pendor para se tornar numa monarquia, muito mais tarde, há um grande debate sob esse tema visto que Vespasiano, um imperador que podemos sem muitas dúvidas classificar como tal, Suetónio, apesar de tudo ainda considerava que Vespasiano como tendo respeitado as antigas regras da república, foi considerado por isso um optimus princeps de uma “república” que de facto já era uma pálida imagem de si, pois apenas assentava, ainda, nas antigas tradições que respeitavam o poder do senado, quando esse poder era respeitado. A Roma Imperial, gradualmente tornou-se num regime muito mais próximo de uma monarquia compreender isso leva a mais estudos sobre onde terá começado efectivamente, como disse, não foi com Júlio César, apesar de Augusto ter sido seu herdeiro, a forma de como este chegou ao poder levaria a mais explicações, mas posso dizer garantidamente o único espaço do Império onde era verdadeiramente soberano era no Egipto, após ter derrotado Cleopatra e Marco António.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.