Reconstrução 3D mostra rosto de Júlio César como nunca antes visto

Rijksmuseum van Oudheden

Reconstrução 3D do rosto de Júlio César

O Imperador Romano Júlio César ganhou um novo rosto graças a uma reconstrução 3D realizada na Holanda, que o apresenta como nunca visto antes, com uma peculiar “protuberância” na cabeça.

A reconstrução 3D do rosto de Júlio César foi feita a partir de um busto do Imperador Romano que faz parte da colecção do Museu Nacional de Antiguidades da Holanda.

Retratado com olhos pretos, pele branca e falta de cabelo, o que ressalta à vista é contudo, a “protuberância maluca na cabeça”, constata o arqueólogo Tom Buijtendorp, citado pelo jornal holandês HLN.

Foi Buijtendorp quem teve a ideia para este projecto, aproveitando a divulgação do novo busto 3D de Júlio César para lançar o seu livro sobre o Imperador Romano.

O novo busto foi criado pela arqueóloga e antropologista física Maja d’Hollosy, que é especializada na reconstrução de faces, e teve por base o já referido retrato de mármore que faz parte da colecção do Museu, e as investigações de Tom Buijtendorp.

D’Hollosy também recorreu a um segundo busto de Júlio César, o chamado busto Tusculum, por ter sido encontrado nesta cidade do sul de Itália, bem como a imagens do Imperador encontradas em moedas do período romano.

O resultado final, que está em exibição no Museu em Leiden, até ao fim de Agosto, é surpreendente e mostra Júlio César com uma imagem bem diferente da que conhecíamos.

Ele cai um pouco do seu pedestal agora. Era menos heróico do que o esperado, em termos de vitórias e de aparência”, considera Buijtendorp.

O arqueólogo também refere que a peculiar forma da cabeça de Júlio César pode ter sido resultado de “um parto difícil“.

SV, ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Ainda dá uns ares do Berlusconi… E porque raio teria de ser “heróico”? Algum dos recentes líderes históricos tem um ar heróico?

  2. Só uma nota, Júlio César nunca foi Imperador romano. Afirmar isso é errado. Foi ditador absoluto, como resultado do seu prestígio militar e político, centrando em si um enorme poder, explicar como aqui chegou seria demasiado extenso. Foi devido a esse receio de poder colocar em causa a República romana, que deu origem ao seu assassinato em 44 a.C., nos famosos idos de Março. Na verdade, nem mesmo Octávio nomeado Augusto pelo senado, e considerado como o primeiro Imperador, se pode ligeiramente e sem reservas apelidar de tal. Na verdade os seus poderes mais importantes eram o ser o pontifex maximus, proconsul e ter o poder de tribuno! A Republica Romana manteve-se, paulatinamente perdeu esse pendor para se tornar numa monarquia, muito mais tarde, há um grande debate sob esse tema visto que Vespasiano, um imperador que podemos sem muitas dúvidas classificar como tal, Suetónio, apesar de tudo ainda considerava que Vespasiano como tendo respeitado as antigas regras da república, foi considerado por isso um optimus princeps de uma “república” que de facto já era uma pálida imagem de si, pois apenas assentava, ainda, nas antigas tradições que respeitavam o poder do senado, quando esse poder era respeitado. A Roma Imperial, gradualmente tornou-se num regime muito mais próximo de uma monarquia compreender isso leva a mais estudos sobre onde terá começado efectivamente, como disse, não foi com Júlio César, apesar de Augusto ter sido seu herdeiro, a forma de como este chegou ao poder levaria a mais explicações, mas posso dizer garantidamente o único espaço do Império onde era verdadeiramente soberano era no Egipto, após ter derrotado Cleopatra e Marco António.

RESPONDER

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …

Governo das Ilhas Salomão quer banir o Facebook para preservar a União Nacional

O Governo das lhas Salomão quer banir temporariamente a rede social Facebook numa tentativa de combater o cyberbullying e a difamação, alegando que a plataforma está a "minar" a União Nacional. A decisão, que já …

Sob o nariz dos militares norte-coreanos, ex-ginasta salta muro de 3 metros e foge para a Coreia do Sul

Um homem norte-coreano que queria escapar da sua terra natal deu um salto de quase três metros num muro no início deste mês. O salto, que ocorreu sob os narizes dos soldados, trouxe-o para a …

Islândia quer tornar-se um refúgio para o teletrabalho. Mas não é para todos

A Islândia fez uma série de alterações no seu programa de vistos de trabalho remoto para cidadãos foram do espaço Schengen, tendo como objetivo tornar-se num destino atraente para os trabalhadores que procuram escapar dos …