Há quatro mil anos, um “príncipe” foi a primeira vítima de um homicídio político

The City of Edinburgh Council

Em 1877, um historiador de arte alemão chamado Friedrich Klopfleisch descobriu os restos de uma figura enterrada num túmulo de 1940 a.C.

Pouco se sabe sobre a vida e identidade deste “príncipe” da Idade do Bronze. Um novo exame dos ossos revelou agora pelo menos uma nova informação – alguém não gostava nada dele.

O conteúdo do antigo túmulo no distrito de Leubingen, no estado de Turíngia, no leste da Alemanha, encantou os arqueólogos desde que Klopfleisch o encontrou. No mesmo túmulo havia objetos feitos de ouro, um punhal, machados, várias lâminas de bronze, uma bigorna de pedra e uma panela de barro – indicando que este era um homem com poder.

Curiosamente, os ossos do braço de uma criança pequena estavam por perto, como se um corpo jovem estivesse deitado no colo do ocupante do túmulo.

Quanto a quem a figura rica poderia ter sido, só pode haver suposições. Os ossos são de um homem mais velho, exibindo sinais de dentes desgastados, e, até recentemente, não muito mais do que isso.

Em 2012, antropólogos procuraram lesões que poderiam ter explicado a morte do homem, não encontrando nada de conclusivo. O historiador Kai Michael e o arqueólogo Harald Meller – um especialista sobre a cultura da Idade do Bronze – não estavam satisfeitos, e encorajaram os especialistas a voltarem para analisarem de novo.

“Afinal de contas, os seus ossos eram os únicos ossos de um humano encontrados perto do disco celeste”, disse Meller. O disco celeste foi desenterrado por saqueadores há quase vinte anos perto da cidade de Nebra. A placa com 3.600 anos consiste de uma superfície de platina azul-esverdeada incrustada com símbolos astronómicos de ouro.

Enquanto se debate exatamente o propósito que o disco poderia ter tido, as suas marcas sugerem que, provavelmente , ajudou a marcar os solstícios. “Em última análise, estamos a lidar com os únicos restos conhecidos de alguém diretamente ligado ao disco”, diz Michael.

Os resultados da análise forense completa não estarão disponíveis até o próximo ano. Mas um relatório preliminar conclui que, afinal, parecem estar presentes sinais de violência. “Verificámos três ferimentos evidentes nos ossos“, disse o vice-diretor do Instituto de Medicina Legal da Universidade de Saarland, Frank Ramsthaler.

“Provavelmente houve mais ferimentos, mas todos os três que confirmámos teriam sido letais. A arma do crime pode ter sido uma adaga, cuja lâmina teria que ter pelo menos 15 centímetros de comprimento.” Se for verdade, isto tornaria o fim deste príncipe anónimo o exemplo mais antigo de um assassinato político.

A vítima poderia estar de pé contra a parede, apunhalada pelo estômago, cortando artérias e perfurando um pulmão. “É também assim que os gladiadores romanos dariam o golpe de morte”, disse Meller, sugerindo que o ataque tem as características de um guerreiro com experiência.

O começo da Idade do Bronze na Europa marcou uma mudança dramática na cultura, progredindo das estruturas sociais neolíticas igualitárias para as hierarquias marcadas pela produção e posse de bens e materiais caros.

PARTILHAR

RESPONDER

Plano de vacinação arranca em janeiro com três fases. 950 mil pessoas no primeiro grupo prioritário

Pessoas com mais de 50 anos com uma patologia frequente nos casos graves de covid-19, residentes e/ou internados em lares e profissionais de saúde integram o primeiro grupo prioritário para a administração da vacina de …

Segunda vaga de moratórias autorizada pela Autoridade Bancária Europeia

A Autoridade Bancária Europeia (EBA) autorizou a reabertura de moratórias de crédito, com efeitos a partir de 01 de outubro até 31 de março de 2021, dois meses após ter suspendido novas adesões. Num comunicado publicado …

Turquia alvo de críticas duras em reunião da NATO e em risco de sanções

A Turquia esteve esta quarta-feira sob um fogo de críticas na reunião virtual dos Ministros dos Negócios Estrangeiros (MNE) da NATO e, com a deceção manifestada pelos Estados Unidos, deve preparar-se para sanções económicas americanas …

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …