Cientistas descobrem a última peça do puzzle da origem das formas de vida complexas

Universidade de Viena

Um novo estudo conseguiu cultivar pela primeira vez um representante do grupo de células Asgard archaea em concentrações altas.

Uma nova pesquisa publicada na Nature respondeu finalmente a um dos maiores mistérios da Biologia: como é que surgiram os primeiros organismos complexos na Terra?

Todas as coisas vivas na Terra podem ser divididas em três grandes categorias — eucariotas, bactérias e as arqueobactérias. Os animais, as plantas e os fungos são todos eucariotas compostos por células geralmente muito maiores e mais complexas do que as das bactérias e das arqueobactérias.

Já muito se sabe sobre como estas células complexas operam, mas o que causou o salto na evolução que as originou continuava a ser um mistério, mistério esse que foi agora desvendado.

A maioria das teorias atuais especula que as arqueobactérias e as bactérias tinham desempenhado um papel central neste processo. Uma das hipótese mais populares sugere que foi uma simbiose próxima entre arqueobactérias e bactérias há dois mil milhões de anos que originou a primeira célula eucariota, relata o Interesting Engineering.

“Em 2015, estudos genómicos de amostras ambientais do fundo do mar descobriram que o grupo da chamada “Asgard archaea“, que na árvore da vida representa o parente mais próximo das eucariotas. As primeiras imagens das células de Asgard foram publicadas em 2020 a partir de culturas enriquecidas por um grupo japonês”, relata o comunicado de imprensa.

A nova pesquisa conseguiu cultivar pela primeira vez um representante deste grupo em concentrações altas a partir de sedimentos marinhos recolhidos na costa de Piran, na Eslovénia.

Os investigadores usaram depois um crio-microscópio eletrónico moderno para tirar fotos às células congeladas com choques e descobriram que estas continham um extensa rede de filamentos de actina que se pensava serem células eucariotas únicas.

“Isto sugere que as extensas estruturas do citoesqueleto surgiram nas arqueas antes do aparecimento das primeiras eucariotas e alimentam as teorias evolutivas em torno deste evento importante e espetacular na história da vida”, acrescenta o comunicado.

Os cientistas batizaram o organismo recém-descoberto de Lokiarchaeum ossiferum. O próximo passo será usar os novos métodos de imagem para investigar melhor as interações entre Asgard archaea e os seus parceiros bacterianos, bem como os processos biológicos celulares básicos, como a divisão celular.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.