Descoberta a principal fonte de alimento dos neandertais

Uma equipa internacional de cientistas encontrou evidências que sugerem que os neandertais mantiveram uma dieta alimentar baseada em carne fresca. Na base da nova investigação estão amostras de proteínas encontradas em ossadas deste ancestral humano.

Desde que os cientistas descobriram as espécies humanas extintas, que hoje conhecemos como neandertais, a nossa visão destes ancestrais tem mudado: inicialmente, acreditava-se que eram muito menos inteligentes que nós, possuíam poucas ou nenhumas habilidades e, em geral, eram muito mais próximos dos símios do que os humanos.

Esta proximidade estendia-se também à dieta alimentar: se os grandes macacos são vegetarianos, então parecia lógico concluir que os neandertais o eram também.

Pesquisas levadas a cabo durante os últimos anos demonstraram que os neandertais eram, na verdade, muito mais sofisticados do que os cientistas imaginavam: este ancestral foi até capaz de acasalar com espécimes de humanos modernos. A pergunta que fica é sempre associada ao motivo pelo qual desapareceram.

Na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas não foram capazes de resolver este mistério, mas encontraram pistas importantes sobre a dieta alimentar neandertal. De acordo com o novo estudo, os neandertais não era vegetarianos, nem eram tampouco carniceiros que comiam carne sacrificada por outros animais.

Na base desta conclusão estão proteínas de colagénio encontradas em ossos de neandertais encontrados em duas zonas de escavação em França, Grotte du Renne e Les Cottés. Os cientistas descobriram que as proporções de nitrogênio-15 e nitrogênio-14 eram semelhantes às dos principais consumidores modernos de carne, como os lobos, explica o Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em comunicado.

De acordo com os cientistas, esta é mais uma descoberta para adicionar crescente lista de estudos que sugere que os neandertais comiam, na verdade, bastante carne fresca. Entre as descobertas estão as lanças encontradas perto de vestígios neandertais juntamente com ossadas de animais abatidos. Há ainda evidências de que os neandertais tinham um tórax mais grosso do que os humanos modernos, podendo evidenciar que rins e fígados maiores fossem encontrados em animais com uma dieta rica em proteínas.

Por tudo isto, os cientistas sugerem que, e ao considerar as evidências como um todo, é bastante provável que a carne fresca fosse um componente importante na dieta neandertal, especialmente carne derivada de animais vegetarianos. “A principal fonte de alimento dos animais era definitiva carne”, escreveram os cientistas.

Um forte “candidato” seriam crias, uma vez que seriam fáceis de caçar e, além disso, foram encontradas ossadas destes pequenos animais em locais de escavação neandertal.

Um outro estudo, levado a cabo por uma universidade alemã e cujos resultados foram publicados em 2016, dava já conta que a carne era uma fator muito relevante na alimentação dos neandertais (80%), sendo completada com vegetais (20%).

O neandertal era uma espécie de humano arcaico que viveu na Euroásia há 450 mil anos até há 45 mil anos. O humano moderno, não só partilha um ancestral comum com os neandertais, como 2% dos genomas dos humanos atuais da Euroásia têm ADN neandertal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …

Criança de dois anos ficou esquecida oito horas em carrinha escolar

Uma menina, de dois anos, ficou esquecida, esta segunda-feira, durante oito horas numa carrinha escolar em Porto de Mós, no distrito de Leiria. De acordo com a SIC Notícias, a criança, de dois anos, costumava viajar na …

Donald Trump felicita "louco Bernie" pela vitória no Nevada

O senador norte-americano agradeceu aos apoiantes a vitória nas eleições primárias democratas, no sábado, no estado do Nevada. "Deixem-me agradecer o apoio das pessoas do Nevada. A coligação multigeracional e multirracial não só ganhou no Nevada, …

Investimento de 2,9 milhões no bloco operatório do Hospital da Figueira da Foz

O Ministério da Saúde anunciou, este domingo, que a remodelação do bloco operatório central do Hospital Distrital da Figueira da Foz, um investimento de 2,9 milhões de euros, vai avançar. "A necessária autorização ao Hospital Distrital …

Cabrita diz que relatório da IGAI não encontrou falhas no caso da Venezuela

O ministro da Administração Interna assegurou, este sábado, que não houve nenhuma violação das regras de segurança no voo da TAP ou no aeroporto de Lisboa. "Os resultados preliminares que acabei de receber desse relatório são …

Já são conhecidos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção

Bárbara Tinoco, Filipe Sambado, Elisa e Throes + The Shine foram os escolhidos, este sábado, para a final do Festival da Canção, que acontece em Elvas, a 7 de março. Estão decididos os primeiros quatro finalistas …

Ultra-conservadores e conservadores vencem Legislativas no Irão

O ex-presidente da câmara municipal, e candidato derrotado em três eleições Presidenciais, foi o mais votado em Teerão nas Legislativas desta sexta-feira. De acordo com os dados parciais avançados por media locais, este sábado à noite, …

Autoridades japonesas confirmam infeção de tripulante português

As autoridades japonesas confirmaram, este domingo, que o tripulante português do navio Diamond Princess, atracado no porto de Yokohama, deu teste positivo ao Covid-19. "Foi confirmado pelas autoridades de saúde japonesas que a pessoa em causa …

Flamengo de Jorge Jesus conquista Taça Guanabara

O Flamengo conquistou, este sábado, a Taça Guanabara, ao derrotar na final o Boavista por 2-1, após reviravolta no marcador. Depois de a meio da semana ter empatado 2-2 em casa dos equatorianos do Independiente del …

Covid-19 em Itália. Cidades sob quarentena, mais de 100 infetados e Carnaval de Veneza suspenso

O Governo italiano anunciou, este sábado, o isolamento de uma dezena de cidades, em particular na Lombardia, após serem detetados mais de 100 casos do novo coronavírus e confirmadas duas mortes. "Nas zonas consideradas como de …