Descoberta a principal fonte de alimento dos neandertais

Uma equipa internacional de cientistas encontrou evidências que sugerem que os neandertais mantiveram uma dieta alimentar baseada em carne fresca. Na base da nova investigação estão amostras de proteínas encontradas em ossadas deste ancestral humano.

Desde que os cientistas descobriram as espécies humanas extintas, que hoje conhecemos como neandertais, a nossa visão destes ancestrais tem mudado: inicialmente, acreditava-se que eram muito menos inteligentes que nós, possuíam poucas ou nenhumas habilidades e, em geral, eram muito mais próximos dos símios do que os humanos.

Esta proximidade estendia-se também à dieta alimentar: se os grandes macacos são vegetarianos, então parecia lógico concluir que os neandertais o eram também.

Pesquisas levadas a cabo durante os últimos anos demonstraram que os neandertais eram, na verdade, muito mais sofisticados do que os cientistas imaginavam: este ancestral foi até capaz de acasalar com espécimes de humanos modernos. A pergunta que fica é sempre associada ao motivo pelo qual desapareceram.

Na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas não foram capazes de resolver este mistério, mas encontraram pistas importantes sobre a dieta alimentar neandertal. De acordo com o novo estudo, os neandertais não era vegetarianos, nem eram tampouco carniceiros que comiam carne sacrificada por outros animais.

Na base desta conclusão estão proteínas de colagénio encontradas em ossos de neandertais encontrados em duas zonas de escavação em França, Grotte du Renne e Les Cottés. Os cientistas descobriram que as proporções de nitrogênio-15 e nitrogênio-14 eram semelhantes às dos principais consumidores modernos de carne, como os lobos, explica o Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em comunicado.

De acordo com os cientistas, esta é mais uma descoberta para adicionar crescente lista de estudos que sugere que os neandertais comiam, na verdade, bastante carne fresca. Entre as descobertas estão as lanças encontradas perto de vestígios neandertais juntamente com ossadas de animais abatidos. Há ainda evidências de que os neandertais tinham um tórax mais grosso do que os humanos modernos, podendo evidenciar que rins e fígados maiores fossem encontrados em animais com uma dieta rica em proteínas.

Por tudo isto, os cientistas sugerem que, e ao considerar as evidências como um todo, é bastante provável que a carne fresca fosse um componente importante na dieta neandertal, especialmente carne derivada de animais vegetarianos. “A principal fonte de alimento dos animais era definitiva carne”, escreveram os cientistas.

Um forte “candidato” seriam crias, uma vez que seriam fáceis de caçar e, além disso, foram encontradas ossadas destes pequenos animais em locais de escavação neandertal.

Um outro estudo, levado a cabo por uma universidade alemã e cujos resultados foram publicados em 2016, dava já conta que a carne era uma fator muito relevante na alimentação dos neandertais (80%), sendo completada com vegetais (20%).

O neandertal era uma espécie de humano arcaico que viveu na Euroásia há 450 mil anos até há 45 mil anos. O humano moderno, não só partilha um ancestral comum com os neandertais, como 2% dos genomas dos humanos atuais da Euroásia têm ADN neandertal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo britânico rejeita "prazo artificial" para apresentar alternativas ao acordo do Brexit

O Governo britânico respondeu esta quinta-feira às exigências finlandesas e francesas. Só irá apresentar soluções escritas "quando estiver pronto". "Iremos apresentar soluções escritas e formais quando estivermos prontos - não em função de um prazo artificial …

Griezmann negociou comissões com o Barcelona antes do fim da época

A imprensa espanhola teve acesso a e-mails que mostram que o jogador e o Barcelona já negociavam o pagamento das comissões relativas à sua transferência antes do final da época.  O El Mundo revela, esta sexta-feira, …

Irão promete "guerra total" caso o país seja alvo de um ataque

O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Javad Zarif, disse na quinta-feira que o país quer evitar um conflito, mas prometeu uma "guerra total" caso os Estados Unidos (EUA) ou a Arábia Saudita ataquem o Irão. "Estou …

Rui Pinto entrou 307 vezes no sistema informático da PGR e espiava o próprio processo

Rui Pinto foi acusado de 147 crimes, destacando-se as 307 vezes que entrou no sistema informático da Procuradoria-Geral da República. O hacker espiou o seu próprio processo e sabia que estava a ser investigado pela …

Costa já recebeu parecer da PGR sobre negócios de familiares do Executivo

O Governo já recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre incompatibilidades familiares. António Costa diz que está "a ler e a apreciar" o parecer. Esta quinta-feira, o Governo recebeu o parecer da Procuradoria-Geral da …

Eduardo Cabrita mantém confiança no presidente da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna diz que mantém "plena confiança" no presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que foi constituído arguido no âmbito da investigação ao negócio das golas antifumo. "O Ministro …

Zidane tem lugar em risco em Madrid (e Mourinho pode ser o seu sucessor)

A imprensa espanhola adianta que Zinedine Zidane pode estar de saída do Real Madrid. José Mourinho, Massimiliano Allegri e Xabi Alonso são alguns dos nomes na lista. Segundo O Jogo, que cita o jornal espanhol Marca, …

Gantz recusa proposta de Netanyahu para formar Governo de unidade nacional

Benjamin Netanyahu propôs formar um governo conjunto, mas Benny Gantz respondeu que só aceitará se for ele a liderar. Os resultados finais das eleições desta terça-feira ainda não são conhecidos. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, apelou …

Barcelona será o primeiro clube a superar receitas de mil milhões de euros

O FC Barcelona anunciou hoje que vai ultrapassar os mil milhões de euros em receitas na presente época, tornando-se o primeiro clube de futebol da história a ultrapassar essa marca. De acordo com as informações prestadas …

"Esta solução de Governo foi construída apesar do Bloco de Esquerda"

A apenas duas semanas das eleições legislativas, António Costa voltou a atacar o Bloco de Esquerda. Em relação ao PCP, o primeiro-ministro manteve o tom ameno. No podcast de Daniel Oliveira, Perguntar Não Ofende, António Costa …