Descoberta a principal fonte de alimento dos neandertais

Uma equipa internacional de cientistas encontrou evidências que sugerem que os neandertais mantiveram uma dieta alimentar baseada em carne fresca. Na base da nova investigação estão amostras de proteínas encontradas em ossadas deste ancestral humano.

Desde que os cientistas descobriram as espécies humanas extintas, que hoje conhecemos como neandertais, a nossa visão destes ancestrais tem mudado: inicialmente, acreditava-se que eram muito menos inteligentes que nós, possuíam poucas ou nenhumas habilidades e, em geral, eram muito mais próximos dos símios do que os humanos.

Esta proximidade estendia-se também à dieta alimentar: se os grandes macacos são vegetarianos, então parecia lógico concluir que os neandertais o eram também.

Pesquisas levadas a cabo durante os últimos anos demonstraram que os neandertais eram, na verdade, muito mais sofisticados do que os cientistas imaginavam: este ancestral foi até capaz de acasalar com espécimes de humanos modernos. A pergunta que fica é sempre associada ao motivo pelo qual desapareceram.

Na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas não foram capazes de resolver este mistério, mas encontraram pistas importantes sobre a dieta alimentar neandertal. De acordo com o novo estudo, os neandertais não era vegetarianos, nem eram tampouco carniceiros que comiam carne sacrificada por outros animais.

Na base desta conclusão estão proteínas de colagénio encontradas em ossos de neandertais encontrados em duas zonas de escavação em França, Grotte du Renne e Les Cottés. Os cientistas descobriram que as proporções de nitrogênio-15 e nitrogênio-14 eram semelhantes às dos principais consumidores modernos de carne, como os lobos, explica o Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária em comunicado.

De acordo com os cientistas, esta é mais uma descoberta para adicionar crescente lista de estudos que sugere que os neandertais comiam, na verdade, bastante carne fresca. Entre as descobertas estão as lanças encontradas perto de vestígios neandertais juntamente com ossadas de animais abatidos. Há ainda evidências de que os neandertais tinham um tórax mais grosso do que os humanos modernos, podendo evidenciar que rins e fígados maiores fossem encontrados em animais com uma dieta rica em proteínas.

Por tudo isto, os cientistas sugerem que, e ao considerar as evidências como um todo, é bastante provável que a carne fresca fosse um componente importante na dieta neandertal, especialmente carne derivada de animais vegetarianos. “A principal fonte de alimento dos animais era definitiva carne”, escreveram os cientistas.

Um forte “candidato” seriam crias, uma vez que seriam fáceis de caçar e, além disso, foram encontradas ossadas destes pequenos animais em locais de escavação neandertal.

Um outro estudo, levado a cabo por uma universidade alemã e cujos resultados foram publicados em 2016, dava já conta que a carne era uma fator muito relevante na alimentação dos neandertais (80%), sendo completada com vegetais (20%).

O neandertal era uma espécie de humano arcaico que viveu na Euroásia há 450 mil anos até há 45 mil anos. O humano moderno, não só partilha um ancestral comum com os neandertais, como 2% dos genomas dos humanos atuais da Euroásia têm ADN neandertal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 1000

O canoísta português conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku 2015. Na central pista …

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …