/

Pela primeira vez na história, a IA esteve aos comandos de um caça F-16

2

U.S. Air Force

Aeronave VISTA X-62A

Há muito que os pilotos automáticos são capazes de assumir o controlo de aeronave, mas a componente tática sempre foi uma lacuna difícil de preencher.

Das bocas do mundo para os comandos de um caça F-16. Nas últimas semanas, a Inteligência Artificial (IA) tem sido um tópico em muitas conversas dado o potencial, aparentemente sem limites, da tecnologia e a capacidade de assumir funções que pareciam exclusivamente ao alcance do ser humano.

Desta feita, um novo passo foi dado ao nível da pilotagem de aeronaves de combate, já que, durante 17 horas, a Inteligência Artificial assumiu o controlo de um VISTA X-62A, um caça usado para simular jatos militares num teste que espera capacitar a aeronave de maior automatização.

“O VISTA vai permitir-nos paralelizar o desenvolvimento e teste de técnicas de inteligência artificial com o design de novos veículos não tripulados”, explicou M. Christopher Cotting, diretor de investigação da Escola de Pilotos de Teste da Força Aérea dos Estados Unidos.

Esta abordagem, combinada com o foco no teste de novos sistemas de veículos à medida que são produzidos, deverá amadurecer rapidamente a “autonomia de plataformas não tripuladas e permitir fornecer capacidade tática relevante” aos combatentes, acrescenta o mesmo responsável.

De acordo com um comunicado oficial, o piloto IA combina dois sistemas autónomos Lockheed Martin, o Model Following Algorithm (MFA) e o System for Autonomous Control of the Simulation (SACS), que assumem o controlo da aeronave durante o voo e realizam testes que “enfatizam a autonomia da IA”. No entanto, não foram especificadas que tipo de tarefas foram realizadas.

Tal como lembra o site IFL Science, os autopilotos têm sido capazes de assumir os voos, mesmo em situações de guerra, mas a componente tática sempre foi uma lacuna difícil de preencher.

A aeronave usada, o VISTA X-62A, consiste num caça F-16D modificado para voos de treino. Ainda assim, é muito procurado visto ser um exemplar único e a sua utilização ser limitada. Atualmente, a aeronave está a ser inspecionada e os voos deverão ser retomados no final deste ano.

Capacitado com tecnologia de ponta a bordo, o VISTA X-62A será agora usado para testar a aplicação da IA durante voos controlados e em cenários de treino, com o potencial de formar novos pilotos.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.