/

A primavera já é a estação mais chuvosa do ano, mas a tendência pode piorar

3

“As chuvas de abril trazem as flores de maio”, o ditado é antigo e, segundo a ciência, é verdadeiro. Talvez por isso o início da primavera traga meses previsivelmente tão chuvosos, sobretudo no hemisfério norte.

A primavera não ocorre ao mesmo tempo em todo o mundo. A mudança das estações resulta da rotação da Terra em torno do Sol, por isso o tempo de uma determinada estação depende do hemisfério onde se vive.

No hemisfério norte, a primavera estende-se entre março e junho. No geral,  estes hemisfério recebe mais chuvas do que o sul, e este fenómeno tem uma explicação.

O facto de uma região ser particularmente chuvosa depende de fatores como latitude, altitude, ventos predominantes e topografia. Essa mistura de pontos-chave posiciona o hemisfério norte para receber mais chuvas durante a primavera, principalmente nos Estados Unidos.

Isto acontece porque nuvens formam-se a partir do vapor de água que evaporou da superfície da Terra. Durante a transição da primavera de temperaturas mais frias para mais quentes, o ar ao nosso redor aquece.

Assim, o ar frio e seco do inverno combina com o ar quente e húmido do verão. A mistura de temperaturas faz com que o ar suba e a humidade surge em forma de chuva.

O fenómeno leva a uma primavera especialmente húmida no hemisfério norte devido a uma combinação de condições ideais de temperatura, proximidade de cadeias de montanhas e ventos predominantes.

Quando o verão se aproxima, as chuvas de primavera transformam-se em chuvas ocasionais à medida que as temperaturas aumentam.

Por outro lado, embora também chova no hemisfério sul durante a primavera, o fenómeno não acontece em todas regiões do mundo.

De acordo com Kevin Trenberth, cientista no National Center for Atmospheric Research (NCAR), a configuração dos continentes e do oceano é bastante diferente ao sul do equador.

Mais a sul, os continentes são subtropicais e as principais trilhas das tempestades ficam em latitudes mais altas do que no hemisfério norte, o que significa que países como a Nova Zelândia, Tasmânia, Chile ou Argentina são os que mais sofrem com as tempestades de primavera, refere o Discover.

Por exemplo, nos EUA, as tempestades movem-se do Pacífico para a região leste, enquanto captam muita humidade do Golfo do México, o que leva a que muitas vezes sejam criadas grandes tempestades e surtos de tornados.

Contudo, é importante frisar que o aquecimento global, induzido pelas mudanças climáticas, provocou uma mudança nas estações em todo o mundo.

Com invernos mais curtos e primaveras que se iniciam mais cedo, o aumento das temperaturas também é perturbador nos padrões climáticos: à medida que o mundo fica mais quente, a água evapora mais rápido, o que leva à uma maior presença de humidade na atmosfera sobre os oceanos.

Esta situação desencadeia chuvas mais intensas, pode criar mais tempestades e aumentar o risco de inundações na primavera.

ZAP //

3 Comments

  1. Sugestão de correcção: “A mudança das estações resulta da rotação da Terra em torno do Sol” … para “A mudança das estações resulta da translação da Terra em torno do Sol”.
    A rotação da Terra geram os dias (dia e noite).

    • Também não estaria completamente correcto. A inclinação axial, que é o resultado dos dois movimentos, é que cria as estações do ano.

      • Estaria incompleto, sem dúvida. Para afinar mesmo, resulta da translação e da obliquidade da eclíptica (a rondar os 23º).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.