Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde.

O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e mortes relacionadas com o vaping. Um novo relatório aponta que o acetato de vitamina E pode mesmo ser o responsável pelo anormal crescimento do número de casos.

Só este ano, nos Estados Unidos, já morreram praticamente 50 pessoas devido à utilização de cigarros eletrónicos. Além disso, há ainda mais de dois mil pessoas com problemas de saúde relacionados com esta prática de vaping. O acetato de vitamina E foi encontrado nos produtos utilizados por 11 dos 12 pacientes infetados no estado do Minnesota.

A possibilidade de este químico ser o responsável pelos problemas de saúde já tinha sido avançado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os produtos também continham THC, a substância presente na marijuana que lhe dá propriedades psicoativas.

Num estudo do CDC, o óleo foi encontrado em todas as 29 amostras de fluido pulmonar de pessoas que adoeceram no surto de lesões pulmonares perigosas relacionadas com o vaping. Apesar de o acetato de vitamine E ser inofensivo, quando é inalado pode provocar sérios problemas pulmonares.

De acordo com o Stat News, este novo relatório também vem possivelmente dar resposta à dúvida que impera há muito tempo: porquê que só em 2019 é que os problemas de saúde começaram a aparecer, se o vaping já é popular há tanto tempo? Isto porque o acetato de vitamina E “só terá sido introduzido recentemente”.

Os investigadores dizem que é necessária mais investigação para saber o que realmente está a causar estes problemas de saúde, que já mataram dezenas de pessoas nos Estados Unidos este ano. Os testes feitos pelo CDC apenas analisaram uma reduzida parcela dos produtos utilizados pelos vapers, razão pela qual os resultados não são completamente conclusivos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Organizações antitabaco, e ONGs antitabaco, devem ser responsabilizados por essas mortes, pois foram esses ativistas, que criminosamente espalhando falsas informações, atacaram o cigarro normal de tabaco, e com isso, surgiu o cigarro eletrônico, e aquecido. Enquanto isso, as fraudes, começaram a aparecer….agora, é tarde….CÂNCER DE PULMÃO…….é epidemia em não fumantes, e pior, aumenta a niveis galopantes em não fumantes. Agora é tarde, as falsas informações, levaram ao desespero todos os institutos de câncer, que agora procuram outras causas para o câncer de pulmão.
    https://ladoalado.iweventos.com.br/site/iiworkshoppulmao/teste-codigo

RESPONDER

"Rúbenball", quatro expulsos e lenços brancos. Sporting cai com estrondo em Braga

O Sporting caiu nas meias-finais da Allianz Cup, num jogo que terminou com quatro expulsões. Uma entrada dura de Mathieu despoletou uma enorme confusão dentro de campo. O Sporting de Braga está na final da Allianz …

Luanda Leaks. Administradores não executivos da NOS chamados pelo Comité de Ética

O Comité de Ética e a Comissão de Governo Societário da NOS decidiu chamar os três administradores não executivos da operadora citados no escândalo Luanda Leaks. Esta decisão foi tomada antes de uma reunião do …

"Ataque contra a imprensa livre." Justiça brasileira acusa jornalista Glenn Greenwald de cometer cibercrimes

O Ministério Público Federal acusou o jornalista Glenn Greenwald por "auxiliar, orientar e incentivar" um grupo de hackers que acedeu aos telemóveis do ex-juiz e ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e dos …

United faz nova proposta por Bruno Fernandes. Saída pode ficar fechada esta quarta-feira

Sporting e Manchester United retomaram as negociações por Bruno Fernandes esta semana, podendo a saída do médio dos leões ser confirmada ainda esta quarta-feira, segundo escreve o desportivo A Bola. De acordo com o jornal, …

Portugal tem de ser "implacável" no combate à corrupção, diz Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, assegurou na terça-feira que o Governo vai continuar a aprofundar a cooperação com Angola, a respeitar a independência judicial e "não ser precipitado a tirar conclusões", após as …

Ministério das Finanças já admite “documento de trabalho” sobre injeção no Novo Banco

Depois de negar ter recebido uma proposta do Banco de Portugal (BdP) com a hipótese de uma injeção final de 1,4 mil milhões no Novo Banco, o Ministério das Finanças, liderado por Mário Centeno, já …

Lobo d'Ávila: "No dia em que quisermos ser um Chega II não seremos o CDS"

O candidato à liderança do CDS Filipe Lobo d’Ávila acha que o partido “não deve cair na tentação” nem cometer o “erro tremendo” de tornar-se num “Chega II”, porque há “um mundo de diferenças” entre …

Em busca da câmara oculta. Cientistas querem voltar a "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé com raios cósmicos

Uma equipa de cientistas quer "bombardear" a Grande Pirâmide de Gizé, no Egito, com raios cósmicos para confirmar a existência de uma câmara interna, detetada numa outra investigação anterior. A informação é avançada pelo portal …

Primo de Sócrates garante que o dinheiro que tinha nas contas era seu

José Paulo Pinto de Sousa, primo de José Sócrates e arguido na Operação Marquês, afirmou ao juiz que era dono do dinheiro que o Ministério Público diz pertencer ao antigo primeiro-ministro, segundo fonte ligada ao …

Telemóvel de Jeff Bezos terá sido hackeado por príncipe herdeiro saudita

O telemóvel do dono da Amazon Jeff Bezos terá sido hackeado pelo príncipe da coroa saudita Mohammed bin Salman em maio de 2018, revela uma investigação do The Guardian. O multimilionário norte-americano Jeff Bezos, CEO da …