Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde.

O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e mortes relacionadas com o vaping. Um novo relatório aponta que o acetato de vitamina E pode mesmo ser o responsável pelo anormal crescimento do número de casos.

Só este ano, nos Estados Unidos, já morreram praticamente 50 pessoas devido à utilização de cigarros eletrónicos. Além disso, há ainda mais de dois mil pessoas com problemas de saúde relacionados com esta prática de vaping. O acetato de vitamina E foi encontrado nos produtos utilizados por 11 dos 12 pacientes infetados no estado do Minnesota.

A possibilidade de este químico ser o responsável pelos problemas de saúde já tinha sido avançado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os produtos também continham THC, a substância presente na marijuana que lhe dá propriedades psicoativas.

Num estudo do CDC, o óleo foi encontrado em todas as 29 amostras de fluido pulmonar de pessoas que adoeceram no surto de lesões pulmonares perigosas relacionadas com o vaping. Apesar de o acetato de vitamine E ser inofensivo, quando é inalado pode provocar sérios problemas pulmonares.

De acordo com o Stat News, este novo relatório também vem possivelmente dar resposta à dúvida que impera há muito tempo: porquê que só em 2019 é que os problemas de saúde começaram a aparecer, se o vaping já é popular há tanto tempo? Isto porque o acetato de vitamina E “só terá sido introduzido recentemente”.

Os investigadores dizem que é necessária mais investigação para saber o que realmente está a causar estes problemas de saúde, que já mataram dezenas de pessoas nos Estados Unidos este ano. Os testes feitos pelo CDC apenas analisaram uma reduzida parcela dos produtos utilizados pelos vapers, razão pela qual os resultados não são completamente conclusivos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Organizações antitabaco, e ONGs antitabaco, devem ser responsabilizados por essas mortes, pois foram esses ativistas, que criminosamente espalhando falsas informações, atacaram o cigarro normal de tabaco, e com isso, surgiu o cigarro eletrônico, e aquecido. Enquanto isso, as fraudes, começaram a aparecer….agora, é tarde….CÂNCER DE PULMÃO…….é epidemia em não fumantes, e pior, aumenta a niveis galopantes em não fumantes. Agora é tarde, as falsas informações, levaram ao desespero todos os institutos de câncer, que agora procuram outras causas para o câncer de pulmão.
    https://ladoalado.iweventos.com.br/site/iiworkshoppulmao/teste-codigo

RESPONDER

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …

Um Papa na "Terra de Abraão" pela primeira vez na História. Francisco em viagem inédita ao Iraque

Depois de 15 meses em Itália, o Papa Francisco regressou às viagens pastorais com uma visita de quatro dias ao Iraque, uma viagem inédita de um líder da Igreja Católica ao Iraque.  O Papa Francisco desafiou …