Novo relatório aponta possível causa para número anormal de doenças causadas pelo vaping

Um novo relatório vem confirmar que o acetato de vitamina E encontrado em muitos produtos utilizados pelos vapers pode ser o responsável pelos problemas de saúde.

O ano de 2019 ficou marcado por várias doenças e mortes relacionadas com o vaping. Um novo relatório aponta que o acetato de vitamina E pode mesmo ser o responsável pelo anormal crescimento do número de casos.

Só este ano, nos Estados Unidos, já morreram praticamente 50 pessoas devido à utilização de cigarros eletrónicos. Além disso, há ainda mais de dois mil pessoas com problemas de saúde relacionados com esta prática de vaping. O acetato de vitamina E foi encontrado nos produtos utilizados por 11 dos 12 pacientes infetados no estado do Minnesota.

A possibilidade de este químico ser o responsável pelos problemas de saúde já tinha sido avançado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Os produtos também continham THC, a substância presente na marijuana que lhe dá propriedades psicoativas.

Num estudo do CDC, o óleo foi encontrado em todas as 29 amostras de fluido pulmonar de pessoas que adoeceram no surto de lesões pulmonares perigosas relacionadas com o vaping. Apesar de o acetato de vitamine E ser inofensivo, quando é inalado pode provocar sérios problemas pulmonares.

De acordo com o Stat News, este novo relatório também vem possivelmente dar resposta à dúvida que impera há muito tempo: porquê que só em 2019 é que os problemas de saúde começaram a aparecer, se o vaping já é popular há tanto tempo? Isto porque o acetato de vitamina E “só terá sido introduzido recentemente”.

Os investigadores dizem que é necessária mais investigação para saber o que realmente está a causar estes problemas de saúde, que já mataram dezenas de pessoas nos Estados Unidos este ano. Os testes feitos pelo CDC apenas analisaram uma reduzida parcela dos produtos utilizados pelos vapers, razão pela qual os resultados não são completamente conclusivos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Organizações antitabaco, e ONGs antitabaco, devem ser responsabilizados por essas mortes, pois foram esses ativistas, que criminosamente espalhando falsas informações, atacaram o cigarro normal de tabaco, e com isso, surgiu o cigarro eletrônico, e aquecido. Enquanto isso, as fraudes, começaram a aparecer….agora, é tarde….CÂNCER DE PULMÃO…….é epidemia em não fumantes, e pior, aumenta a niveis galopantes em não fumantes. Agora é tarde, as falsas informações, levaram ao desespero todos os institutos de câncer, que agora procuram outras causas para o câncer de pulmão.
    https://ladoalado.iweventos.com.br/site/iiworkshoppulmao/teste-codigo

RESPONDER

Os cogumelos podem ser muito mais antigos do que pensávamos

Os cogumelos podem ser mais antigos do que pensávamos, concluíram cientistas que dataram vestígios de micélio (constituinte dos cogumelos) com 800 milhões de anos, divulgou esta quarta-feira a Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica. Estudos anteriores …

Comer iogurte natural pode ajudar a reduzir o risco de cancro da mama

Uma das causas mais apontadas para o cancro da mama é a inflamação causada por bactérias nocivas. Esta tese ainda não foi provada, mas é apoiada pelas evidências até agora disponíveis de que a inflamação …

Primeiro caso suspeito de infeção por coronavírus detetado em Portugal

Foi detetado o primeiro caso suspeito de infeção infeção pelo novo coronavírus , em Portugal, anunciou este sábado a Direção-Geral de Saúde. “Este doente, regressado hoje [este sábado] da China, onde esteve na cidade de Wuhan …

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …