Pintura de um guerreiro de Basquiat arrecadou 35,6 milhões de euros em leilão. É um recorde

p0ps / Flickr

“Warrior”

O Warrior (“Guerreiro”), de Jean-Michel Basquiat, foi vendido na terça-feira por 35,6 milhões de euros num leilão da Christie’s em Hong Kong, batendo um recorde para uma obra de arte ocidental na Ásia.

Uma pintura de um guerreiro, feita em 1982 por Jean-Michel Basquiat, foi vendida por 35,6 milhões de euros num leilão da Christie’s Hong Kong na terça-feira, estabelecendo um novo recorde para uma obra de arte ocidental na Ásia.

O ArtNet escreve que a venda foi transmitida ao vivo e que o preço final de venda da obra foi superior às estimativas.



Num momento em que os compradores asiáticos estão cada vez mais interessados em arte ocidental, a venda superou o recorde anterior de uma obra de arte ocidental vendida na Ásia, detido pela pintura abstrata de Gerhard Richter, que rendeu 23,6 milhões de euros, num leilão da Sotheby’s em outubro do ano passado.

A pintura, em acrílico e spray, é considerada uma obra-prima do artista norte-americano, tendo sido vendida após “uma intensa batalha de leilão de dez minutos entre Hong Kong e Nova Iorque”, avançou a Christie’s, em comunicado.

A obra vendida data de 1982, o ano mais cobiçado do artista, e retrata uma figura guerreira de corpo inteiro e espada na mão. A pintura foi interpretada como uma obra semi-autobiográfica de Basquiat, que enfatizou as desigualdades na sociedade e a falta de representação dos negros no mundo da arte.

O mercado de Hong Kong tem mostrado sinais de recuperação do impacto da pandemia de covid-19. A China ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se o maior mercado de leilões do mundo no ano passado, de acordo com o Art Market Report da Art Basel. O maior setor do mercado é o pós-guerra e o contemporâneo.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD deverá anunciar apoio a Isaltino Morais nos próximos dias

Depois de ter anunciado quase todos os candidatos autárquicos, o PSD deverá anunciar que se associa ao movimento independente "Isaltino Inovar Oeiras de Volta" liderado pelo ex-militante social-democrata. Contudo, este apoio não é consensual dividiu …

"Ela fez-nos a vida negra". Sobrinha de Sócrates exige parte da herança da avó

"Vou lutar por aquilo que é da minha filha por direito." As palavras são da viúva do irmão de José Sócrates, António Pinto de Sousa, que faleceu em 2011 depois de o ex-primeiro-ministro ter assumido, …

Portugal com mais uma morte e 506 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta sexta-feira, mais uma morte e 506 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 506 …

Com novo máximo mundial de casos, Índia encontra-se com falta de oxigénio nos hospitais

Enquanto na Europa o número de mortes e de novos casos começa a estabilizar, alguns dos países mais pobres do mundo continuam a encurralados. A Índia está a passar por uma crise de oxigénio nos …

Braço de ferro continua. Oposição aprova medidas para os professores à revelia do Governo

A oposição aprovou medidas de alteração às regras nas carreiras docentes, depois de os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República terem aprovado mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de …

Quase um mês depois, Navalny anuncia o fim da greve de fome

O opositor russo, preso desde janeiro, anunciou esta sexta-feira o fim da greve de fome que iniciou há 24 dias para denunciar as condições da sua detenção. "Não retiro a exigência de ver o médico que …

Vieira pede adiamento de audição sobre Novo Banco devido a consulta médica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, pediu o adiamento da audição na comissão de inquérito ao Novo Banco devido a uma consulta médica, inquirição que ocorrerá por ser um grande devedor do banco através …

Líder do CDS/Madeira omitiu empréstimo ao TC

Rui Barreto, líder do CDS Madeira, não declarou o empréstimo feito por César do Paço, a título individual, nas vésperas da campanha eleitoral para as legislativas regionais de 2019. O líder do CDS Madeira não declarou …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Fez-se história em Marte. Perseverance transformou CO2 em oxigénio

O rover Perseverance, da NASA, conseguiu converter dióxido de carbono em oxigénio. Este grande passo abre caminho à exploração humana do Planeta Vermelho. O MOXIE (Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment), um instrumento a bordo do …