/

Pintura de um guerreiro de Basquiat arrecadou 35,6 milhões de euros em leilão. É um recorde

p0ps / Flickr

“Warrior”

O Warrior (“Guerreiro”), de Jean-Michel Basquiat, foi vendido na terça-feira por 35,6 milhões de euros num leilão da Christie’s em Hong Kong, batendo um recorde para uma obra de arte ocidental na Ásia.

Uma pintura de um guerreiro, feita em 1982 por Jean-Michel Basquiat, foi vendida por 35,6 milhões de euros num leilão da Christie’s Hong Kong na terça-feira, estabelecendo um novo recorde para uma obra de arte ocidental na Ásia.

O ArtNet escreve que a venda foi transmitida ao vivo e que o preço final de venda da obra foi superior às estimativas.

Num momento em que os compradores asiáticos estão cada vez mais interessados em arte ocidental, a venda superou o recorde anterior de uma obra de arte ocidental vendida na Ásia, detido pela pintura abstrata de Gerhard Richter, que rendeu 23,6 milhões de euros, num leilão da Sotheby’s em outubro do ano passado.

A pintura, em acrílico e spray, é considerada uma obra-prima do artista norte-americano, tendo sido vendida após “uma intensa batalha de leilão de dez minutos entre Hong Kong e Nova Iorque”, avançou a Christie’s, em comunicado.

A obra vendida data de 1982, o ano mais cobiçado do artista, e retrata uma figura guerreira de corpo inteiro e espada na mão. A pintura foi interpretada como uma obra semi-autobiográfica de Basquiat, que enfatizou as desigualdades na sociedade e a falta de representação dos negros no mundo da arte.

O mercado de Hong Kong tem mostrado sinais de recuperação do impacto da pandemia de covid-19. A China ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se o maior mercado de leilões do mundo no ano passado, de acordo com o Art Market Report da Art Basel. O maior setor do mercado é o pós-guerra e o contemporâneo.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.