As pessoas mais preconceituosas racialmente são as que tendem a achar-se menos racistas

Manuel de Almeida / Lusa

Manifestação antirracista e antifascista – “Black Lives Matter” em Lisboa.

As pessoas mais preconceituosas racialmente são as que tendem a achar-se menos racistas, conclui uma equipa de investigadores.

O efeito Dunning-Kruger é um fenómeno que leva indivíduos que têm pouco conhecimento sobre um assunto a acreditarem saber mais do que outros melhor preparados, fazendo com que tomem decisões erradas e cheguem a resultados indevidos.

Uma equipa de investigadores descobriu que o efeito Dunning-Kruger pode também aplicar-se a atitudes de preconceito. Os autores do estudo publicado em agosto na revista científica Personality and Individual Differences descobriram que as pessoas mais preconceituosas em relação à raça são as que tendem a achar-se menos racistas em comparação com os outros.

“Em geral, estou interessado em saber como o preconceito funciona e por que às vezes é difícil fazer com que as pessoas se tornem menos preconceituosas. Este estudo abriu uma janela para entender por que algumas pessoas não sabem que são preconceituosas e por que essas pessoas podem ser particularmente difíceis de alcançar”, disse o autor do estudo, Keon West.

Foi pedido aos 307 participantes do estudo que avaliassem o quão igualitários acreditam que são em relação à raça e sexo em comparação com as outras pessoas. Os voluntários também fizeram testes de avaliação implícita para os investigadores medirem eventuais preconceitos.

De acordo com o PsyPost, os investigadores descobriram que aqueles que relataram sentir-se mais desfavoráveis em relação às pessoas negras também foram os que mais sobrestimaram o seu igualitarismo racial.

“Você não sabe o quanto é preconceituoso. As pessoas mais igualitárias num determinado grupo tendem a considerar-se acima da média”, disse West ao PsyPost.

“Mas, infelizmente, as pessoas menos igualitárias do grupo também pensam que estão acima da média. Por outras palavras, mesmo as pessoas mais preconceituosas tendem a pensar que são menos preconceituosas do que a média”, acrescentou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Os homofóbicos também se acham muito “machos” mas às tantas e com uns copos…, mas, depois, ninguém se lembra de nada.

RESPONDER

Candidatura ibérica ao Europeu de andebol. Lisboa é a única cidade portuguesa

O campeonato da Europa da modalidade, em 2028, pode ser realizado em diversas cidades espanholas. E na capital portuguesa. A Federação de Andebol de Portugal e Real Federação Espanhola de Andebol confirmaram nesta terça-feira que submeteram …

Uber usou 50 empresas de fachada holandesas para evitar impostos, revela relatório

A Uber recorreu a cerca de 50 empresas de fachada holandesas para reduzir a sua carga fiscal global, revelou a mais recente investigação do australiano Center for International Corporate Tax Accountability and Research. Segundo avançou o …

Task force traça nova meta e prevê 70% da população vacinada até ao início de agosto

O processo de vacinação em Portugal vai contar, a partir deste segundo trimestre, com uma maior quantidade de vacinas disponíveis, principalmente a partir do final deste mês. Esta quarta-feira, no Parlamento, o vice-almirante Henrique Gouveia e …

Mais quatro mortes e 485 casos em Portugal. R(t) sobe ligeiramente

Esta quarta-feira, Portugal regista mais quatro óbitos e 485 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …

Coroa de diamantes e safiras da rainha Maria II vai hoje a leilão em Genebra

A leilão vai também, esta quarta-feira, um conjunto de adornos, igualmente em safiras e diamantes, da coleção de Estefânia de Beauharnais, filha adotiva de Napoleão I Várias joias que pertenceram a casas reais europeias, entre as …

40 mortos em manifestações contra Governo na Colômbia. Presidente anuncia investigação a abusos policiais

Mais de 40 pessoas morreram nas manifestações contra o governo da Colômbia que começaram há duas semanas, segundo a organização não-governamental (ONG) Temblores. Em relatório divulgado na terça-feira, a ONG colombiana contabiliza pelo menos 40 mortes …

Netanyahu avisa: Hamas "vai receber ataques que não espera"

A escalada de violência continua em Israel e nos territórios palestinianos ocupados e já há vítimas mortais dos dois lados. O Conselho de Segurança das Nações Unidas volta a reunir-se de emergência esta quarta-feira. As forças …

Pela primeira vez, Governo admite que aplicação Stayway Covid não funcionou

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, um dos primeiros governantes a ver o protótipo da aplicação de rastreio de casos de covid-19, admitiu que a StayAway Covid não funcionou. Segundo Manuel Heitor, …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: Sporting campeão (Boavista é o próximo)

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/sporting-1-0-boavista-o-musical Sei que esta música já foi incluída neste espaço radiofónico. A versão foi outra mas a música era a mesma. Abriu a emissão sobre o FC Porto-Benfica, em janeiro deste ano. Porque esses eram os …

Entidade para a Transparência. Governo quer que o processo seja célere, mas leva atraso de 2 anos

O Governo quer celeridade no processo de criação e instalação da Entidade para a Transparência, um organismo que já foi aprovado há dois anos. Numa audição na Comissão da Transparência, sobre a criação e instalação da …