/

O fenómeno das “pedras que andam” no Vale da Morte já existia há 200 milhões de anos

howardignatius / Flickr

Uma equipa de cientistas da Universidade da Columbia sugeriu que o fenómeno das estranhas “pedras que andam” no Vale da Morte, no deserto de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia, já ocorria há 200 milhões de anos.

As estranhas pedras têm confundido cientistas, sendo estas já estudadas desde 1940.

Trata-se de um fenómeno geológico que ocorre no lago seco de Racetrack Playa, na Califórnia, onde as pedras – algumas com mais de 320 quilogramas – parecem mover-se por si próprias, deixando sulcos na terra, explica o Science Alert.

Os cientistas da universidade norte-americana revelarem agora novas informações sobre estas pedras depois de terem analisado um fóssil de uma rocha sedimentar que faz parte de uma exposição do estado de Connecticut, onde foi encontrado.

Segundo os cientistas, que apresentaram os resultados da investigação no início de dezembro na reunião da União Geofísica dos Estados Unidos, o estranho fenómeno pode ocorrer desde há 200 milhões de anos.

Em 2017, o paleontólogo Paul Olsen, da Universidade de Columbia, notou que o fóssil em causa conserva, para além de pegadas de um antecessor do brontossauros e até a textura das sua pele, aquilo que será o rasto de uma pedra deslizante.

Universidade de Columbia / Lull, R.S., 1915

Olsen e a sua equipa não conseguiram indicar se o rasto mostra o movimento de uma ou mais pedras. Contudo, afirmam que a pedra teria peso suficiente para deixar profundas marcas na lama antiga. Os cientistas apontam ainda que esta descoberta pode provar a existência de um breve período gelado durante o Jurrásico Inferior.

“Esta pode ser uma evidência do arrefecimento causado pelo inverno vulcânico“, explica Olsen, citado num comunicado da Universidade da Columbia.

As marcas dos fóssil estão em linha com a ideia, que é relativamente consensual, de que as pedras se movem devido ao gelo que se forma em torno delas após um período de chuva no inverno, explica o portal Sputnik News. A chuva origina depois uma capa de água sobre o terreno seco, criando um lago artificial, que congela à noite.

Ao derreter, as placas de gelo à volta das pedras do Vale da Morte movem-se na água, criando assim um rasto na lama que endurece depois quando a água evapora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.