O fenómeno das “pedras que andam” no Vale da Morte já existia há 200 milhões de anos

howardignatius / Flickr

Uma equipa de cientistas da Universidade da Columbia sugeriu que o fenómeno das estranhas “pedras que andam” no Vale da Morte, no deserto de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia, já ocorria há 200 milhões de anos.

As estranhas pedras têm confundido cientistas, sendo estas já estudadas desde 1940.

Trata-se de um fenómeno geológico que ocorre no lago seco de Racetrack Playa, na Califórnia, onde as pedras – algumas com mais de 320 quilogramas – parecem mover-se por si próprias, deixando sulcos na terra, explica o Science Alert.

Os cientistas da universidade norte-americana revelarem agora novas informações sobre estas pedras depois de terem analisado um fóssil de uma rocha sedimentar que faz parte de uma exposição do estado de Connecticut, onde foi encontrado.

Segundo os cientistas, que apresentaram os resultados da investigação no início de dezembro na reunião da União Geofísica dos Estados Unidos, o estranho fenómeno pode ocorrer desde há 200 milhões de anos.

Em 2017, o paleontólogo Paul Olsen, da Universidade de Columbia, notou que o fóssil em causa conserva, para além de pegadas de um antecessor do brontossauros e até a textura das sua pele, aquilo que será o rasto de uma pedra deslizante.

Universidade de Columbia / Lull, R.S., 1915

Olsen e a sua equipa não conseguiram indicar se o rasto mostra o movimento de uma ou mais pedras. Contudo, afirmam que a pedra teria peso suficiente para deixar profundas marcas na lama antiga. Os cientistas apontam ainda que esta descoberta pode provar a existência de um breve período gelado durante o Jurrásico Inferior.

“Esta pode ser uma evidência do arrefecimento causado pelo inverno vulcânico“, explica Olsen, citado num comunicado da Universidade da Columbia.

As marcas dos fóssil estão em linha com a ideia, que é relativamente consensual, de que as pedras se movem devido ao gelo que se forma em torno delas após um período de chuva no inverno, explica o portal Sputnik News. A chuva origina depois uma capa de água sobre o terreno seco, criando um lago artificial, que congela à noite.

Ao derreter, as placas de gelo à volta das pedras do Vale da Morte movem-se na água, criando assim um rasto na lama que endurece depois quando a água evapora.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois do Loon, nasce o Taara. Projeto usou lasers para transmitir 700TB de dados

Depois da morte do Projeto Loon, no início do ano, nasceu o Projeto Taara, que utilizou lasers para transmitir 700TB de dados através do rio Congo. O projeto muda, o nome é diferente, mas a missão …

Vizela - Paços de Ferreira bateu recorde de assistência na I Liga

Maior número de adeptos do campeonato também foi registado nesta jornada, no Benfica-Boavista; mas em termos de ocupação do estádio, o Vizela deixou longe toda a concorrência. Desde os anos 80 do século passado que não …

150 anos antes da viagem histórica de Colombo, um frade italiano escrevia sobre a America

Por volta do ano 1340, Galvano Fiamma registou, na sua Cronica universalis, a existência de terras a oeste da Gronelândia habitadas "por gigantes". Trata-se da primeira menção documentada do continente americano no Mediterrâneo, cerca de …

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …