Há papagaios embriagados na Austrália. E a culpa é das mangas

Na Austrália, papagaios andam a “embebedar-se” por causa do excesso de fruta fermentada. E em alguns casos, a história não tem um final feliz.

Tal como explica a revista Vice, o fim da época da manga em Kimberley, região na Austrália Ocidental, faz com que uma grande quantidade deste fruto fique abandonado no chão, acabando por apodrecer e fermentar ao sol.

Este processo involuntário é semelhante ao que se usa com as uvas para fazer vinho, pois os açúcares das mangas acabam por fermentar e gerar etanol, substância que é usada em bebidas alcoólicas. Como este é um fruto particularmente rico em açúcar, pode produzir níveis relativamente elevados de álcool.

Ora, esta situação está a fazer com que muitos papagaios da região, que veem as mangas como fonte de alimento, acabem por ficar embriagados.

Em declarações à Australian Broadcasting Corporation, Paul Murphy, do Hospital Veterinário de Broome, disse que, na semana passada, pelo menos seis pássaros foram levados para a clínica por apresentarem sintomas de envenenamento por etanol.

Mas o australiano sugeriu também que muitos deles nem sequer lá chegaram porque morreram intoxicados antes de serem resgatados.

“Até agora, vimos cerca de seis animais com este problema, mas há muitos deles, infelizmente, que não chegam aqui porque morrem antes de as pessoas os encontrarem. Normalmente, estão a sofrer há vários dias. Estão bastante letárgicos e em vários estágios de desnutrição”, disse Murphy, citado pela Vice.

Em alguns casos, acrescentou, estes pássaros morreram não como resultado direto do álcool, mas pelos seus efeitos secundários, como, por exemplo, ficarem demasiado paralíticos para se conseguirem mover ou voar.

“Ouvimos alguns relatos de pássaros que voam contra as janelas ou que ficam parados no chão, não sendo capazes de voar e acabando por ficar vulneráveis a gatos e a outros predadores”, explicou.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.